República da Indonésia distingue Cáritas Portuguesa
A Cáritas Portuguesa foi agraciada com um “Certificado de Agradecimento”, emitido pelo Presidente da Republica da Indonésia, Dr. H. Susilo Bambang Yudhoyono, relativamente ao apoio prestado às vítimas do tsunami que devastou o Sudeste Asiático, no final de 2004.
Com o intuito de retribuir este gesto, o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, irá reunir com o Chanceler da Embaixada da República da Indonésia em Lisboa, hoje, dia 27 de Maio, pelas 15:00.
A Cáritas Portuguesa esteve entre as primeiras organizações nacionais a apoiar as vítimas do tsunami e manteve este apoio em projectos de reconstrução e desenvolvimento, ao longo dos últimos anos.
Em termos de vítimas mortais, a Indonésia foi o país mais afectado. De um total de 250 000 mortos, cerca de 150 000 ocorreram neste país, onde, a somar este números, mais de meio milhão de pessoas ficaram desalojadas.
Por esta razão, a Cáritas Portuguesa, na sua estratégia de actuação, procurou desenvolver acções que permitissem, na medida do possível, um restabelecimento rápido das comunidades afectadas. Neste sentido, o investimento feito passou por duas linhas fundamentais:
A criação de postos de trabalho, através de um projecto implementado pelo ICMC (International Catholic Migration Comission), que apoiou 80 projectos locais com o objectivo de criar pequenas empresas familiares. Os beneficiários receberam formação, apoio financeiro, para começarem com o seu próprio negócio, e acompanhamento técnico. Este projecto iniciou-se em Janeiro de 2005 e terminou em Fevereiro de 2007 tendo decorrido em diversas locais da província de Aceh.
A título de exemplo, assinalamos o caso de Hasballah, que após a participação nesta iniciativa conseguiu reaver o seu negócio de torrefacção de café e que, com as poupanças que conseguiu fazer durante ano e meio, abriu uma pequena loja que, neste momento, está a ser gerida pela sua mulher.
A construção de habitações, foi um grande desafio face à dimensão da destruição sentida e ao grande número de pessoas que ficaram sem o seu lar.
Em parceira com a Cáritas da Suíça e com a Cáritas Dos Estados Unidos (Catholic Relief Services) foi possível construir 110 habitações dotadas de saneamento e acesso a água potável. Estas construções foram executadas com materiais de qualidade e estão preparadas para resistir a futuros terramotos.
Cerca de 90% das habitações já foram entregues e estão ocupadas pelos destinatários pré-seleccionados, como é o caso de Amran Johan que vivia na aldeia de Padang Seurahet. Metade da sua aldeia foi engolida pelo mar e a comunidade que estava estabelecida dividiu-se. Agora, Amran e sua família, residem no lote 63, em Belang Beuradang, onde são vizinhos de cerca de 60 famílias da sua antiga aldeia.
Nestas duas linhas de acção foram investidos cerca de 1 milhão e 500 mil Euros, provenientes dos donativos da Campanha “Cáritas Ajuda as vítimas do Sudeste Asiático 2004”
O reconhecimento da Republica da Indonésia, a este esforço, não se destina apenas à Cáritas Portuguesa mas a todos os doadores e benfeitores que, através dos seus gestos de solidariedade ou donativos, confiaram na acção da Cáritas e no cumprimento da sua missão.
Hasballah e o seu moinho de café
Construção de habitações Belang Beuradang