Encerramento da Conferência Regional da Cáritas Europa
Terminou a Conferência Regional da Cáritas Europa. Durante os três primeiros dias de Junho, delegados de 35 Cáritas reuniram em El Escorial e reconduziram o Pe. Erny Gillen como Presidente, e elegeram Jorge Nuño Mayer, como novo secretário-geral. Foi, também, eleita uma nova comissão executiva composta pelas Cáritas da Bélgica, Bulgária, Itália, Alemanha, Inglaterra, Polónia, Eslovénia e Ucrânia. Andrij Waskowycz da Cáritas Ucrânia foi escolhido para vice-presidente.
Durante as sessões estatutárias foram aprovados os relatórios dos órgãos sociais, das auditorias e o orçamento para 2011. Foi discutida a implementação das Normas Comuns de Gestão e o novo sistema de cotização das Cáritas nacionais.
No decorrer dos trabalhos, a Secretária-Geral da Caritas Internationalis, Lesley-Anne Knight, informou os participantes que os novos estatutos da Caritas Internationalis foram aprovados pela Secretaria de Estado do Vaticano, e que serão adoptados pela confederação durante a próxima Assembleia-Geral, que irá acontecer entre 23 e 27 de Maio de 2011, em Roma.
No último dia, procedeu-se à avaliação sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social através da campanha “zero poverty” (em Portugal Acabar Com a Pobreza Já!), reflectiu-se sobre a identidade da Cáritas e foram aprovadas as mensagens destinadas às instituições europeias, às autoridades nacionais e a outros parceiros.
São diversas e abrangentes as actividades que as várias Cáritas desenvolvem, no âmbito da campanha, com o intuito de sensibilizar a opinião pública para a situação de injustiça que milhões de pessoas vivem na União Europeia (EU). Recomenda-se que a rede aperfeiçoe a divulgação do site www.zeropoverty.org (no caso de Portugal www.acabarcomapobrezaja.org.pt) , local onde pode ser assinada a petição contra a pobreza. A petição é o principal instrumento de participação destinado a todos os cidadãos e cidadãs.
Neste Ano Europeu, a Conferência Regional da Cáritas Europa recomenda à EU que adopte a proposta da Comissão Europeia da nova estratégia política para a próxima década (Estratégia 2020). As Cáritas da Europa apelam aos governos para que sejam co-responsáveis, solidários e ambiciosos nesta matéria e, por isso, propõem o seguinte:
1. Que a taxa de pobreza actual dos 27 seja reduzida em 30%, tirando 25 milhões de pessoas desta situação, através uma autêntica estratégia de Inclusão activa que tenha em conta políticas de rendimento, de habitação, as respostas sociais e trabalho digno;
2. Que seja erradicada a pobreza infantil na Europa;
3. Que seja melhorada, significativamente, as condições de educação e formação, de forma a garantir igualdade de oportunidades a todas as crianças e que seja assumida uma meta especial para reduzir o desemprego nas camadas jovens;
4. Que se promova a integração dos mais excluídos nomeadamente os imigrantes, as pessoas com incapacidades, minorias étnicas ou com doenças infecciosas graves através de politicas de emprego e medidas de política social equilibradas;
5. Que as politicas de cooperação para o desenvolvimento sejam coerentes e que promovam o desenvolvimento sustentável (o equilíbrio económico, ecológico e social) dos países do sul permitindo que sejam alcançados, em 2015, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e que, após esta data, se tracem novas metas mais ambiciosas;
6. Que a Europa seja a região do mundo onde se alcance maior impacto na mudança das alterações climáticas, criando condições para que, depois de 2020, a ambição seja maior que as metas 20/20/20 (na EU reduzir em 20% os gases de efeito estufa, que 20% da energia provenha de energias renováveis e que seja melhorada em 20% a eficiência energética);
7. Que em 2020 os aspectos de governação da União sejam melhorados permitindo uma verdadeira participação de todos e todas no planeamento, implementação, acompanhamento e avaliação destas estratégias.
Durante os dias 4 e 5 de Junho irá decorrer o Congresso de Pobreza e Exclusão Social da Cáritas Europa, em Madrid. Neste espaço pretende-se debater o trabalho da rede Cáritas no combate à pobreza na Europa e no Mundo.