Fórum das Cáritas Lusófonas
Decorreu, entre 26 de Abril e 2 de Maio, na Guiné-Bissau, o VI Forum das Cáritas Lusófonas subordinado à temática: “Combate à Pobreza promovendo a auto-suficiência alimentar”.
O evento contou com delegações das Cáritas de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, e a Cáritas anfitriã, Cáritas da Guiné-Bissau. As Cáritas de Timor-Leste e de Moçambique, por questões de ordem logística, não puderam estar presentes. A realização deste Forum é consequência de um trabalho conjunto que as Cáritas lusófonas têm vindo a desenvolver desde o Ano 2000 e que, neste encontro, pretende ganhar um novo ânimo e delinear novas estratégias de trabalho conjunto.
Na Sessão de Abertura, D. José Camnaté, Bispo de Bissau, acolheu esta iniciativa como uma demonstração de uma vontade firme, do seu país, em desempenhar um papel activo neste Forum, abrindo caminhos de esperança, tanto para as Cáritas Lusófonas, como para todo o contexto envolvente dos respectivos países. A este propósito, agradeceu aos delegados presentes, o facto de se deslocarem à Guiné-Bissau num momento particularmente difícil da sua história, marcada por alguma instabilidade política e militar. Por sua vez, João Pereira, em representação do Presidente da Caritas Portuguesa, agradeceu o acolhimento desta iniciativa por parte da Guiné-Bissau e apresentou uma resenha histórica da caminhada conjunta já trilhada pelas Cáritas Lusófonas, a qual se espera que se solidifique com o presente encontro. Por último, Maria de Lurdes Vaz, Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza, da Guiné Bissau, elogiou esta iniciativa salientando o papel da Igreja Católica e da Cárita nacional, em prol do desenvolvimento do país, sobretudo, nas áreas da Educação e da Saúde.
Esta Sessão contou ainda com algumas comunicações oficiais, nomeadamente, de Joseph Mutaboba, Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Franco Nulli, Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau; João Soares da Gama, Ponto focal da CPLP na Guiné-Bissau; Embaixador de Angola na Guiné-Bissau; Embaixador do Brasil na Guiné-Bissau; e o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau. Todos os intervenientes mostraram o seu regozijo com esta iniciativa, fazendo votos que a mesma dê frutos, no reforço daquilo que une os países lusófonos, esbatendo, por outro lado, eventuais pontos divergentes, quer sejam históricos, políticos, económicos ou sociais.
O dia 27 de Abril realizou-se com o certame anual “CARITAS – Porta Aberta”, na Sede da Cáritas da Guiné-Bissau, destinado, não só aos delegados das Cáritas lusófonas, mas, também, à comunidade em geral, no qual se destacaram a exposição de projectos da Cáritas da Guiné-Bissau, a conferência sobre a problemática subjacente ao presente Fórum e, a partilha das principais acções das Cáritas Lusófonas presentes.
A semana foi ainda marcada por visitas temáticas a projectos desenvolvidos pela Cáritas da Guiné-Bissau e por sessões de reflexão conjunta, tendentes à aproximação das Cáritas presentes.
O fórum nos meios de comunicação social
Cáritas Africa
Rádio Vaticana
Agência Ecclesia
Nô Pintcha
Balafon