Cáritas Portuguesa visita a Pondycherry e Chennai
Em dois dias foi possível conhecer os projectos das Cáritas de Chennai e Pondycherry.
Pondy cherry é um pequeno estado da União Indiana, muito procurado pelo turismo devido à arquitectura francesa da sua capital e pela sua costa. As comunidades piscatórias desta região estão habitadas a tempestades fortes e as famílias lidam constantemente com a ansiedade relativa ao regresso dos familiares que se fazem ao mar, principal meio de sustentação. Mas o tsunami de 2004 foi algo que nunca tinham vivenciado e para o qual não estavam preparados.
A Cáritas de Pondidherry, PMSSS – Pondicherry Multipurpose Social Service Societey, participou nos esforços de emergência e foi o principal parceiro local da Cáritas Índia no programa global de reconstrução do tsunami. Distribuíram 300 barcos, prestaram apoio psico-social a 1300 pessoas, promoveram mais de 700 actividades de geração de recursos a 1000 famílias e ergueram mais de 1000 habitações. Algumas destas actividades foram levadas a cabo no centro de comunitário da Paróquia de S. Francisco de Assis, em Kurusukuppam, construído com a ajuda da Cáritas Portuguesa.
A experiência que adquiriram com o tsunami e a situação permanente de risco que estas comunidades atravessam, levou a Cáritas local a desenvolver vários programas de prevenção dos quais destacamos: programa de informação e alerta, programa de reposição de dunas e o programa de prevenção e socorro das comunidades.
A Cáritas de Chennai, desenvolve quase toda a sua acção nas zonas rurais e costeiras. Na resposta ao tsunami construiu várias habitações, com destaque para as da zona de Pulicat. Aqui 376 habitações foram construídas dando origem à aldeia de Edamani, algumas das quais com a ajuda da Cáritas Portuguesa. A Cáritas Chennai, MSSS – Madras Social Service Society, desenvolve igualmente actividades que garantem protecção social aos mais pobres. Os programas de micro-crédito, micro-poupança e micro-seguros são únicos no país e abrangem mais de 60.000 pessoas deste Estado.
A capacitação da comunidade e o envolvimento são a base do trabalho dos centros diocesanos indianos. O s 400 grupos de beneficiários do MSSS são animados por actividades de mobilização e prevenção como o mapeamento dos recursos e das necessidades sociais ou os parlamentos infantis. A par deste trabalho, a comunidade é incentivada a reivindicar dos governantes melhores condições. Em Pulicat, a comunidade já conseguiu que fosse construída uma ponte, para evitar perigosas deslocações de barco para levar as crianças à escola, e a reabilitação de um posto médico.