Cáritas Portuguesa visita projectos na Índia
A delegação da Cáritas Portuguesa visitou a Diocese de Chengalpattu, local de implementação de alguns projectos da Cárita da ìndia.
Hoje, dia 5 de Julho, teve início a visita aos projectos desenvolvidos na Índia.
A delegação da Cáritas Portuguesa visitou o Bispo da Diocese de Chegalpattu, D. A. Neethinathan, na sua residência, e ficou a conhecer a acção que a Cáritas Diocesana tem tido, desde a sua fundação, em 1990, para apoiar os Dalits (a casta mais baixa da sociedade indiana). D. Neethinathan conhece bem a Cáritas diocesana pois foi o seu primeiro director.
Antes do almoço, visitámos a sede da Cáritas local, CRDS – Chengalpattu Rural Development Society, aqui o acolhimento ficou a cargo da equipa e do Pe. John Suresh, actual Director. 12 dos distritos desta diocese sofreram violentamente com o tsunami, para isso o CRDS executou um programa que alcançou os seguintes resultados:
Casas construídas 1343
Redes distribuídas 396
Barcos 376
Motores para barcos 369
Acções de formação profissional 220
Várias acções de apoio psico-social, envolvimento e mobilização da comunidade
A Cáritas está a desenvolver um novo programa para potenciar os resultados já alcançados, principalmente através da mobilização comunitária de associações criadas, mas que envolva as comunidades rurais de dalits, que não beneficiaram do programa inicial do tsunami.
De tarde efectuou-se a visita à aldeia de Kadalurperiakuppam. O líder desta comunidade, o Sr. S. Narayanan contou como viveram, no dia 26 de Dezembro de 2004, cinco horas e meia de pânico. Os barcos providenciados pela Cáritas permitem que se apanhe pescado a maior distância da costa. Estão, também, muito satisfeitos com as habitações que lhes foram disponibilizadas e pretendem investir mais na educação dos seus filhos.
No entanto, nem tudo voltou à normalidade. O Tsunami alterou o ecossistema e os anciãos já não conseguem utilizar o saber acumulado para prever as condições do mar ou os locais de concentração dos peixes.