Rede de Competências Cáritas
Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do desafio lançado em Outubro de 2012 à comunidade de investigação que integra o portal Inocrowd, um site de inovação aberta no qual os investigadores são desafiados a encontrar soluções inovadoras adequadas às necessidades das empresas. O projeto “Rede de Competências” é coordenado por Maria do Rosário Carneiro e conta já com o apoio do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – na divulgação deste projeto aos seus cerca de 100 associados.
O desafio da Cáritas foi ganho por um núcleo de investigadores da Universidade do Porto, liderado pelo professor Professor Marco Montalto, sido selecionado para o desenvolvimento desta rede social para seniores ativos e potenciais empregadores. Com o prémio de 5.000 euros, entregue pela Cáritas, a equipa de investigadores irá desenvolver a plataforma que deverá estar online até ao final de 2013. Esta plataforma deverá assentar em várias funcionalidades fundamentais: facilidade de navegação; criatividade, gestão facilitada e grafismo apelativo de forma a facilitar o acesso à informação.
“Numa sociedade marcada por profundas desigualdades, torna-se necessário identificar valores comuns e uma ética global que nos unam como comunidade humana. A presente crise oferece uma oportunidade única para colocar a globalização ao serviço das pessoas. Esta rede social para seniores parece-nos uma óptima alternativa para aproximar as entidades empregadoras das pessoas com mais de 45 anos que continuam à procura de trabalho”, refere Prof. Eugénio Fonseca da Cáritas.
Com o aumento da esperança média de vida, a melhoria das condições de vida e diminuição da taxa de natalidade, a Cáritas considera fundamental criar-se melhores oportunidades para que as mulheres e os homens séniores desempenhem o seu papel na sociedade. Com este projeto a Cáritas procura uma ferramenta tecnológica que dê resposta à sustentação do envelhecimento ativo e combata a exclusão do mercado de trabalho dos mais velhos, um problema que começa a acentuar-se nos dias de hoje.
Espera-se que o projeto atinja um nível de sucesso absoluto em Portugal, sendo que posteriormente existe a possibilidade de a “Rede de Competências Cáritas”, um projeto 100% português, poder expandir-se a nível internacional.
Para mais informações:
rededecompetencias@caritas.pt