Cáritas Diocesana de Lamego e DECO em acção conjunta
Para uma acção conjunta sobre «Saber viver em Tempos de Crise», a Cáritas Diocesana de Lamego e a DECO organizaram dois dias de encontro na Casa de S. José, em Lamego, onde acorreram Responsáveis e Orientadores de diversas IPSS da Diocese. O objectivo desta iniciativa era munir os agentes paroquiais da informação necessária para transmitir aos utentes ou famílias alguns ensinamentos úteis em tempos de crise.
Assim, no âmbito do projecto «Saber Viver», foram ministradas informações sobre gestão do orçamento familiar, bem como, prevenção e tratamento de situações de sobreendividamento, tendo como destinatários famílias e consumidores em situação de carência económica acompanhados pela Cáritas.
Em primeiro lugar, procurou-se esta informação para os Técnicos de Acção Social; posteriormente, poderá ir até às famílias.
Os encontros decorreram na Casa de S. José, nos dias 14 e 16 de Maio, e acorreram Técnicos e Responsáveis de onze Centros da Diocese e as duas Irmãs da Servas de Nossa Senhora de Fátima, presentes em Lamego. No dia 16 esteve presente, na parte da manhã, o Senhor D. António Couto, que a todos deixou uma palavra.
Temas debatidos como gestão dos consumos domésticos, electricidade, água, telecomunicações, transportes, saúde, compras em super-mercados, aliaram-se à poupança em pé-de-meia, em que foi afirmado que se deve juntar o equivalente a seis vezes o rendimento mensal da família, com um projecto: poupar hoje, para ganhar amanhã.
No campo estritamente económico, foram dadas diversas informações sobre contas bancárias, noções de Crédito, taxas, seguros, impostos e comissões.
O trabalho foi assimilado com atenção e o seu fruto começará a aparecer a partir do momento em que as Famílias e Utentes das IPSS compreenderem a necessidade destas noções teórico-práticas. Não se duvida da sua utilidade; pode temer-se pela aceitação desta formação e informações pelos mais interessados, que são os Utentes das IPSS.
A. Ribeiro, in Jornal Voz de Lamego