Portalegre-Castelo Branco: rede informática promove emprego
A Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, está a preparar um protocolo com a Delegação Regional do Alentejo, do IEFP com vista à cooperação com esta entidade. O objetivo é alimentar uma plataforma informática que começou a ser construída no início de 2013, no âmbito de um trabalho de conjunto que se iniciou há cerca de ano e meio entre as Cáritas Diocesanas de Portalegre-Castelo Branco, Évora e Beja, e as Cáritas Diocesanas Espanholas de Cidade Rodrigo, Salamanca, Cória – Cáceres e Mérida – Badajoz.
Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriço, denominado “Rede de Apoio Mútuo Cáritas Diocesanas da Raia”, para a procura de respostas comuns aos problemas também eles comuns. A implementação desta plataforma informática será um recurso para a procura de emprego e formação profissional e está já em fase adiantada.
A disponibilização de todas as ofertas de emprego recolhidas pelos Centros de Emprego e de toda a oferta formativa dos Centros de Formação Profissional, da zona da raia, entre outras soluções visa a construção de um projeto de vida para quem perdeu ou está à procura do primeiro emprego. Nesta linha de ação estão também envolvidos os sindicatos da UGT e da CGTP do Distrito de Portalegre com quem existem acordos formais de cooperação.
Esta informação, relativa ao emprego e à formação, vai permitir aos técnicos e voluntários da Cáritas que fazem o atendimento paroquial, terem acesso a um conjunto de informação sobre o mercado de trabalho, mobilidade das pessoas, locais de alojamento para facilitar a participação nas diversas ações de formação, e às ofertas de emprego e formação, recolhidas em Portugal e Espanha.
A participação ativa das Cáritas Paroquiais e dos Grupos de Ação Social da Paróquia, que fazem atendimento/acolhimento, permitirá a recolha de recursos existentes: postos de trabalho; formação profissional; alojamento e outros, existentes em cada localidade e a distribuição de informação disponível e atualizada, facilitadora deste serviço que a Igreja Diocesana, através da Cáritas, disponibiliza.
Uma das circunstâncias que fustigam mais fortemente as pessoas é a dificuldade de acesso a um emprego estável e de qualidade. É neste sentido que a Cáritas, através da sua intervenção e com o desenvolvimento deste projeto, acompanha e desenvolve, com as pessoas desempregadas, diversas propostas de intervenção tendentes à sua inclusão sócio laboral.
O próximo passo do projeto será a realização do I Encontro Transfronteiriço de Técnicos e Voluntários de Inserção Laboral, a realizar no Seminário Diocesano de Évora nos próximos dias 20 e 21 de Junho, no qual será apresentado o projeto, desenvolvidas as temáticas referidas e se delineará a estratégia futura.