Coordenadores avaliam estratégia de “Dar e Receber”
Braga, Évora, Setúbal, Vila Real e Viseu. Estas as cinco Dioceses que estão envolvidas, como dioceses-piloto, na implementação do projeto “Dar e Receber”. A funcionar desde abril de 2014, o trabalho destas dioceses tem sido fundamental para o sucesso desta plataforma que quer ser uma ferramenta da aproximação entre quem tem para dar e que precisa de receber.
Cerca de dois meses depois do arranque do projeto, os coordenadores das equipas locais reuniram num encontro que serviu para fazer um ponto de situação das diferentes realidades que estão a ser vividas nas cinco dioceses.
Estas equipas têm como objetivo estabelecer nas suas dioceses redes de cooperação entre todos os organismos que possam fortalecer esta rede de proximidade que se pretende implementar. Procuram-se formas de consolidar e dinamizar as redes de ação social de proximidade. Este trabalho está ser feito localmente através do contacto direto com as estruturas locais e hierárquicas da Igreja, com vista à promoção da organização e capacitação dos grupos de ação social. Estas dioceses, estão, também a estabelecer contactos com outros organismos como é o caso dos Municípios e Juntas de freguesia, Forças de Seguranças (PSP, GNR), Segurança Social, estruturas locais da sociedade civil e grupos empresariais.
Depois daquilo a que se poderá chamar de uma primeira fase, que corresponde ao lançamento do projeto, o objetivo agora é estabelecer ações de formação para o fortalecimento da ação social paroquial. Esta formação será feita a partir do programa +Próximo, um percurso de formação já desenhado e experimentado pela Cáritas e que terá, em breve, um novo módulo formativo com o tema “Grupos Paroquiais de Ação Social”.