DAR E RECEBER
O projeto “DAR e RECEBER” está na estrada desde o dia 30 de abril, quando foi oficialmente apresentado ao público, em Lisboa. Braga, Évora, Setúbal, Vila Real, Viseu são as cinco Cáritas Diocesanas que estão diretamente envolvidas neste projeto que visa ser um motor de partilha fraterna e de promoção da dádiva tendo sempre como preocupação o respeito pela dignidade dos outros.
Isto mesmo foi sublinhado pelo presidente Eugénio Fonseca, na sessão de apresentação do projeto em Viseu onde esteve também Isabel Jonet, presidente da ENTREAJUDA, que é parceira da Cáritas e responsável pelo desenvolvimento da plataforma www.darereceber.pt
Esta plataforma é uma das partes visíveis do DAR E RECEBER, cujo sucesso assenta na capacidade de mediação que será estabelecida pelos grupos formais ou informais, que asseguram a este projeto a característica da ação social local de proximidade. Compreende-se, assim, que a intenção da Cáritas seja a de conseguir chegar a cada comunidade paroquial.
As Cáritas Diocesanas envolvem-se neste trabalho como sinal do seu compromisso ao fortalecimento da variada atividade que já vem sendo desenvolvida ao serviço dos mais necessitados e de quantos se encontram em situações de fragilidade.
Com um carácter estrutural e não predominantemente assistencialista, o projeto é também: um alerta contra o desperdício de bens; estabelecer pontes (“cadeias de solidariedade”) entre instituições, voluntários e necessidades concretas; evitar a duplicação de respostas; promover a inclusão social e contrariar o aprofundamento das dependências.
A colaboração de todas as instituições é fundamental para o sucesso deste projeto para que colaborem, pois a metodologia do projeto implica que só através da sua intermediação a ajuda se processa.
{pgslideshow id=20|width=640|height=480|delay=3000|image=L}