Editorial Cáritas um trabalho em rede
No dia 10 de Junho, na Feira do Livro de Lisboa, a Cáritas Portuguesa através da Editorial Cáritas, em colaboração com as Cáritas Diocesanas de Portalegre -Castelo Branco e de Vila Real, e em parceria com a Paulus Editora, apresentaram dois livros: “Gerontologia & Gerontagogia” e “Perspetivas do Envelhecimento Ativo”.
Da autoria do Doutor Ernesto Candeias Martins, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o livro “Gerontologia & Gerontagogia” faz uma abordagem desta temática numa perspetiva de pedagogia social, quer na sua dimensão educativa, quer na animação sociocultural de idosos institucionalizados ou a viver no seio da família.
Para as Cáritas Diocesanas, sobretudo as localizadas na região interior do País, a abordagem do livro é muito rica, porque permite dotar os nossos colaboradores, através do estudo e da reflexão, adequar os meios de resposta na ajuda aos idosos, permitindo conceder-lhes uma melhor qualidade de vida. A enorme taxa de envelhecimento, superior a 60%, das quais, cerca de 70% das pessoas acima dos 60 anos de idade, estão incapacitadas por diversas patologias: doenças cardíacas, artrites, diminuição gradual das capacidades físicas, auditivas e visuais, perca de mobilidade e outras doenças crónicas.
Para a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco a participação neste evento promovido em Lisboa, mas com projeção nacional, tem um enorme significado. Para além de mostrar a realidade regional e as dinâmicas de ação da Cáritas do interior do País, tem ainda uma importância acrescida, dado que o autor é docente numa escola do ensino superior da nossa diocese e mantém uma relação próxima com a Cáritas. Por outro lado, pelas razões já expostas, a Cáritas Diocesana, no âmbito do seu programa estratégico e de ação, dá especial relevância às relações de proximidade e de acompanhamento dos idosos, os adultos maiores no dizer do Doutor Ernesto Candeias.
Como Presidente duma Cáritas Diocesana, não posso deixar de relevar a importância da Editorial Cáritas. Em primeiro lugar, por se tratar de uma Editora não comercial, depois, porque permitiu a reedição de publicações de grande importância que já não existiam no mercado e a edição de novas publicações que, pela sua relevância, contribui para dar visibilidade às mesmas e credibilidade aos conteúdos e aos autores.
Texto:
Elicídio Bilé
Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco