Lord of the Voices
No dia 9 de maio o espetáculo do cantor Fernando Pereira beneficiou a Cáritas Portuguesa tendo ficado definido que os resultados desta campanha se destinariam a apoiar as famílias com dificuldades em fazer face às despesas referentes á educação dos seus filhos.
No ano de 2013 a Cáritas apoiou, através da sua rede nacional, 139 059 pessoas. Dentro deste número estão histórias de vida muito duras. Gente que nos últimos anos viu a sua vida ser virada de “pernas para o ar”. Uma das principais causas, ou mesmo a principal, para esta viragem tem sido o desemprego. Repetem-se as situações de agregados familiares nos quais um ou mesmo os dois cônjuges estão desempregados. Face a esta situação os cortes nas despesas sucedem-se e chega-se a situações limite.
Entre as problemáticas que mais se evidenciam estão as despesas com a habitação, saúde e educação. Dia-a-dia pais e mães vivem o dilema de ver os seus filhos abandonar o percurso académico ao nível superior. Uma situação que a todos deve preocupar porque nos implica a todos. É o futuro do país que fica comprometido.
Jovens que se vêm confrontados com a necessidade de interromper o percurso académico, no privado e também no público, porque os pais deixaram de ter condições de os manter financeiramente. Jovens que iniciam vidas profissionais em condições precárias pela urgência de passarem a ser uma fonte de rendimento. Jovens que não têm condições para manter uma alimentação equilibrada que lhes proporcione um ambiente de estudo adequado.
A Cáritas está atenta a todas estas situações e acompanha-as procurando dar uma resposta atempada e que vá ao encontro das necessidades e expectativas das famílias portuguesas. Sem sombra de dúvida que o desemprego foi o principal motor de empobrecimento do país nos últimos cinco anos e as camadas mais jovens estão entre as principais vítimas diretas e indiretamente.
O futuro do país fica comprometido por cada jovem que emigra ou abandona os seus estudos por falta de capacidades financeiras.