“Fragilidade e Cuidado: Uma Igreja atenta aos Pobres”
Nos dias 5 e 6 de Novembro decorreram em Alfragide duas sessões de estudo da Pastoral da Saúde e da Pastoral Social subordinadas ao tema: «Fragilidade e Cuidado: uma Igreja atenta aos Pobres» O seminário de Nossa Senhora de Fátima, dos Dehonianos, foi o sítio escolhido para acolher os participantes vindos de todo o país, entre os quais estiveram cerca de 30 representantes das várias Cáritas Paroquiais, Diocesanas, e da Cáritas Portuguesa.
Na quinta-feira de manhã a sessão de estudo foi dedicada à Pastoral da Saúde, aproveitando o contributo do P. Jesús Martinez, responsável nacional da Pastoral da Saúde de Espanha, que trouxe até nós o exemplo espanhol. E à tarde foram dinamizados três workshops sobre os temas: Cuidados Paliativos Pediátricos; Cuidado e Acompanhamento de Doentes; A Missão das Capelanias Hospitalares e a sua ligação às Paróquias. Este dia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Linda, seguida de um jantar convívio.
Sexta-feira, o dia começou com a apresentação da instrução pastoral “Igreja, servidora dos pobres” realizada pelo P. Fernando Alcántara, secretário da Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola. Seguiu-se um tempo de trabalho de grupos que permitiu reunir os colaboradores das 10 Cáritas Diocesanas presentes, incluindo agentes de animação social, coordenadores e dirigentes, que aproveitaram para discutir a implementação do Programa + Próximo em cada diocese. Foi ocasião de estímulo e fortalecimento da rede Cáritas, realçando este trabalho capilar de envolvimento e acompanhamento das Paróquias no pilar da Ação Social. Da parte da tarde, realizaram-se 3 workshop subordinados aos temas: Motu Proprio INTIMA ECCLESIAE NATURA, do Papa Bento XVI; Refugiados, Portugal e a Igreja; Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência.
Por fim, o Professor Juan Ambrósio e o P. José Manuel Pereira de Almeida coordenaram o debate e as sínteses finais, que antecederam a Eucaristia presidida por D. José Traquina, onde, em linhas gerais, foi sublinhada a necessidade de mais formação e de maior divulgação e articulação de encontros e atividades deste tipo.