“As Infâncias na História Social e da Educação”
No passado dia 07 de julho, no Auditório Armando Guebuza, da Universidade Lusófona, no âmbito do 8.º Encontro de investigadores sobre “Investigação em educação: percursos e processos contemporâneos”, realizou-se a Sessão de lançamento e apresentação do Livro “As Infâncias na História Social e da Educação”, da Editorial Cáritas, da autoria do Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins, contando com a presença de tinta e cinco pessoas.
Da Mesa da Sessão fizeram parte o Prof. Doutor António Teodoro, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e representante do Reitor da Universidade Lusófona na Sessão; Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa; Prof. Doutor Justino Magalhães, professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e autor do Prefácio do livro; e o Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins, autor do livro.
O professor Justino Magalhães considerou que o livro, “se outros méritos não tivesse, representa um esforço de síntese e integração da multifatorialidade, da variação conceptual e das distintas temporalidades que constituem a infância”. “Como entidade social e jurídica, tema literário, assunto de ciência, objeto de proclamação e determinações várias, sujeito de representação e ação, a criança e por consequência a infância emergiram ao longo do século XIX e prosseguiram pelo século XX afirmando-se e ocupando um lugar central. É uma história recente, mas densa, acelerada, controversa, como sugere o título deste livro”.
De seguida, fez um percurso pelo livro, o qual é composto por quatro capítulos, para além da introdução: “Ainda que haja recorrências e algumas repetições, os quatro capítulos constituem uma sequência programática, que vai da teoria á prática; da conceção á reificação e aplicação; de uma genealogia histórico-social para políticas e instituições, enfim, de uma meta-infância para outras infâncias, as abandonadas, recolhidas, institucionalizadas”.
Justino Magalhães, na linha do prefácio do livro, destacou ainda que este livro é “um testemunho e um contributo: um testemunho sobre a diversidade de vidas e de destinos; um contributo fundamental para o conhecimento histórico e para a memória da educação, nos planos nacional, regional e sociocultural”.