Concurso: “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento”
A Cáritas Portuguesa lança concurso para contratação de um/a consultor/a para realização de um Relatório Nacional sobre migrações e desenvolvimento, intitulado “Casa Comum”. As propostas deverão ser enviadas até ao dia 27 de abril de 2018 para caritas@caritas.pt e a proposta selecionada será anunciada a 4 de maio de 2018.
Para participar, deverão consultar os Termos de Referencia “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento”.
Sob a liderança da Cáritas Áustria, a Cáritas Portuguesa participa no projeto “MIND” no âmbito da linha de cofinanciamento da Comissão Europeia para o programa DEAR (Sensibilização e Educação para o Desenvolvimento) da DG-DEVCO. MIND, conotando Migrações. Interligação. Desenvolvimento, é um projeto de advocacy e campanha de três anos que visa contribuir para uma sociedade europeia que compreende as complexidades das migrações; que responde aos seus desafios com humanidade e respeito; e que valoriza a contribuição de todos trabalhando juntos para ter um efeito positivo nas nossas vidas, comunidades e lugares. Os parceiros no projeto MIND incluem as organizações da Cáritas na Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Itália, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suécia e a Cáritas Europa.
O projeto MIND aborda a interligação entre migrações e desenvolvimento e pretende impulsionar os papéis positivos que os migrantes desempenham no desenvolvimento das sociedades onde residem e nos locais de origem. De acordo com o objetivo do projeto, o MIND visa contribuir para pontos de vista positivos e o envolvimento ativo da sociedade europeia em questões e desafios relacionados com migrações e desenvolvimento.
Os relatórios Casa Comum são integrantes do projeto MIND. Esta atividade do projeto prevê a publicação de 11 relatórios nacionais e 1 relatório comparativo Europeu. Os relatórios destinam-se a servir como ferramentas de advocacy para promover as posições e recomendações da Cáritas sobre migrações e desenvolvimento aos níveis nacional e da UE ao longo do projeto de advocacy e campanha de três anos.