Cáritas no apoio à vitimas do tsunami
A resposta de emergência após o tsunami que atingiu as áreas costeiras nas províncias de Banten e Lampung, na Indonésia, está a desencadear-se no terreno.
Os governos locais estão a trabalhar lado a lado com o exército, a polícia e o governo central para evacuar o maior número de pessoas quanto possível e fornecer assistência aos sobreviventes. A área mais afetada é o Pandeglang Regency. Os sobreviventes estão a receber tratamento médico nas clínicas e hospitais mais próximos.
No dia 24 de dezembro, a Cáritas diocesana de Bogor começou a responder às necessidades da população em cooperação com a Paróquia de Kristus Raja, Serang e a Paróquia de Santa Maria Tak Bernoda, Rangkas Bitung. A Cáritas está a trabalhar com o Mission Hospital Lebak fornecendo alimentos e suporte médicos.
Enquanto isso, em Lampung, no dia 23 de dezembro, a Cáritas de Tanjung Karang começou também a responder no local. No dia 24 de dezembro forneceram 700 cabazes de alimentos (prontos para consumir), 500 para o hospital distrital e 200 para o posto de serviço no distrito de Kalianda. A 25 de dezembro, foram fornecidos 1.000 cabazes de alimentos aos sobreviventes na mesma área e em outras áreas afetadas.
O trabalho da Cáritas Diocesana de Bogor no campo foi apoiado pela Arquidiocese de Jacarta através do Lembaga Daya Dharma (LDD) que enviaram a sua equipe de resposta a emergências para apoiar as atividades e a avaliação de informação para identificar as necessidades dos sobreviventes.
As necessidades urgentes continuam a ser água potável, medicamentos, alimentos, alimentos para crianças e bebés e tendas de abrigo. A Cáritas Tanjung Karang continuará estará concentrará no fornecimento de alimentos e na confeção de alimentos. Entretanto, por seu lado, a Cáritas Diocesana de Bogor dará prioridade à sua intervenção depois de concluir a rápida avaliação das necessidades nas paróquias afetadas.
O Departamento Humanitário da Caritas Internationalis está em contato com a Cáritas Indonésia e é através dela que a Cáritas Portuguesa se mantém atualizada sobre o trabalho que está a ser realizado no terreno.