Os jovens como garante da ação da Cáritas hoje e amanhã
Conferência Europeia de Cáritas Jovens sob o tema “Educação Social e Voluntariado Jovem”. Aconteceu pela primeira vez e reuniu na cidade de Viena, nos dias 21 a 23 de novembro, mais de 70 participantes, de 31 países diferentes, entre eles Portugal. Representam alguns dos que, um pouco por toda a europa, têm sido protagonistas do envolvimento dos jovens na ação da Cáritas.
Os diferentes contextos mundiais e europeus, políticos, sociais e eclesiais, motivaram este primeiro encontro que quis ouvir as diferentes Cáritas nacionais sobre o trabalho que estão a realizar com e para os mais jovens. A “Cáritas Jovem” é uma realidade que começa a crescer na rede mundial Cáritas e, por isso, a necessidade de estruturar esta dinâmica olhando para a sua com o objetivo de olhar para a missão, visão e objetivos da Cáritas Jovem.
Em Portugal esta é uma experiência ainda de pequena dimensão, embora o envolvimento dos jovens seja transversal a todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pela rede Cáritas em Portugal. Sublinhamos o exemplo da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima onde a “Cáritas Jovem” tem assumido um papel importante em projetos na área da educação e animação. O objetivo não é criar um movimento paralelo àquilo que é a ação da Cáritas, mas há uma preocupação evidente em, por um lado, responder às expectativas dos jovens enquanto dinamizadores da Igreja em saída e, por outro lado, em rejuvenescer os agentes Cáritas e a própria forma de responder às questões sociais que chegam diariamente às comunidades.
Este encontro resultou numa “Declaração de Viena para a Cáritas Jovem” que deixa clara a determinação dos jovens europeus em estarem por dentro da missão da Cáritas. “Acreditamos que todos os jovens europeus devem ter a possibilidade de participar na ação da Cáritas. Acreditamos que os jovens necessitam de oportunidades para criarem um mundo mais sustentável e solidário e onde exista justiça social.”
A participação dos jovens na família Cáritas é para todos um garante de que os valores da Cáritas desempenham um papel fundamental na sociedade de hoje e de amanhã.