Peditório público nacional
Entre os dias 1 e 4 de março de 2018, a Cáritas realizou, em quase todo o país, o seu peditório público anual, tendo angariado um total de 181 487,95 €. “Agradecemos a todos os portugueses que, mais uma vez responderam positivamente ao apelo da Cáritas. Esta verba destina-se ao apoio social a pessoas e famílias em situação de pobreza, prestado pelas Cáritas diocesanas” explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
O Peditório Público trata-se de uma iniciativa integrada na Semana Nacional Cáritas e tem como objetivo a angariação de fundos para minorar as dificuldades sociais das pessoas e famílias que chegam a cada uma das Cáritas Diocesanas. Envolveu 2778 mil voluntários, espalhadas por todo o território nacional. A verba angariada em cada diocese será gerida pela respetiva Cáritas, da qual prestará contas pelos meios que tem à sua disposição.
No ano de 2017, a Cáritas apoiou 138.635 pessoas a viverem em condições de fragilidade que têm como principais causas o rendimento insuficiente para a subsistência, o desemprego e a falta de saúde. A Cáritas continuará a fazer tudo para cumprir a sua missão de ajudar à criação de condições para que se alcance um verdadeiro desenvolvimento humano, alicerçado na defesa do bem comum e na construção de uma cultura capaz de responder aos apelos do Papa Francisco para que todos sejamos “uma só família humana” e cuidarmos da “casa comum”.