Caminhada pela inclusão “Partilhar a Viagem”
No âmbito da Campanha da Caritas Internationalis “Partilhar a Viagem”, lançada pelo Papa Francisco a 27 de Setembro de 2017, sob o moto de “acolher, proteger, promover, integrar os migrantes e refugiados”, foram criadas e promovidas oportunidades para o diálogo e uma cultura do encontro entre as pessoas para um melhor entendimento e abordagens positivas e humanas sobre a viagem migratória e os seus desafios. Assim, a Caritas Internationalis convidou as Cáritas em todo o mundo a organizarem caminhadas solidárias a nível local com migrantes e refugiados, partilhando “simbolicamente” a sua viagem e percorrendo em conjunto 1 milhão de quilómetros pelo mundo inteiro: a Caminhada Global Solidária. Para além da caminhada, também foi assinada, por todos os participantes, a declaração de compromisso “Por uma Parceria Efetiva e Multi-atores para a Implementação Nacional do Pacto Global sobre Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares”, promovida pela Cáritas. É importante reconhecer que ao realizar a Caminhada Global Solidária e promover a assinatura da Declaração de Compromisso, participamos ativamente na mudança que queremos transmitir ao mundo que nos rodeia.
Em Portugal, esta iniciativa teve lugar nos dias 22 e 23 de março de 2019. Cada Cáritas Diocesana participante escolheu um percurso central, numa zona emblemática da localidade/região, convidando as comunidades migrantes que lhe são próximas a participar, para percorrer, no mínimo, 1 quilómetro. Aderiram à iniciativa as Cáritas Diocesanas de Coimbra, de Lisboa, de Setúbal e de Viana do Castelo. As quatro Dioceses reportaram boa disposição, alegria, satisfação e solidariedade durante a caminhada e confirmaram ser uma iniciativa a repetir.
Os eventos contaram com a participação de diversas Paróquias, Secretariados Diocesanos, Vigararias, Câmaras Municipais, diferentes organizações e associações e várias escolas, e participaram várias comunidades migrantes.
Para sensibilizar a comunidade local para a problemática e transmitir solidariedade e um gesto simbólico no sentido de iluminar o caminho feito por todos os Migrantes e Refugiados, os participantes nas várias Dioceses participaram em Vias Sacras, caminharam com velas, em silêncio, vestiram-se de branco e foram também convidados a transportar consigo uma mala ou mochila. Outros participantes optaram também por, para além destas ações, elaborar cartazes para defender a causa do Pacto da ONU para as Migrações.
No total, as Dioceses de Coimbra, Lisboa, Setúbal e Viana do Castelo contaram com 330 participantes que percorreram todos em conjunto 7,9 quilómetros, perfazendo um total de 475,5 quilómetros, que se juntarão ao contador da Caritas Internationalis, disponível em http://journey.caritas.org/walk/.