A Editorial Cáritas na Feira do Livro de Lisboa
A Editorial Cáritas tem estado representada na Feira do Livro de Lisboa, a decorrer de 29 de maio até ao próximo dia 16 de junho, no stand da Paulus Editora, com a exposição e venda de algumas das suas obras.
Neste âmbito, no passado dia 06 de junho, por iniciativa da Editorial Cáritas e da Paulus Editora teve lugar, no Auditório Principal da Feira do Livro de Lisboa, a Sessão de lançamento e apresentação do Livro “Thomas More e o Sonho de um Mundo Melhor”, obra organizada por Mendo Castro Henriques, que contou com a presença de cerca de meia centenas de pessoas.
Da mesa da Sessão de apresentação do livro fez parte o organizador da obra, Mendo Castro Henriques; D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, que apresentou a obra; Eugénio Fonseca, Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa; Pe. José Carlos Nunes, Diretor Geral da Paulus Editora; e o Almirante Luís Fragoso, Presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa.
O Presidente da Cáritas Portuguesa, depois de agradecer a presença de todos, com especial referência ao organizador da obra, situou a Editorial Cáritas no âmbito da identidade e missão da Cáritas afirmando-se como “um instrumento para fomentar a transformação social e tornar o mundo mais humano”. Como tal, agradeceu a parceria estabelecida com a Paulus Editora que, recentemente, viu reforçado esse acordo de parceria, bem como a parceria estabelecida com a Universidade Católica Portuguesa em ordem ao estabelecimento de uma “Aliança do Pensar e do Fazer” em que a Academia, juntamente com a realidade, tentam provocar transformação social e construir um mundo melhor. Com iniciativas como estas, em parceria com atores fundamentais como a Universidade Católica, através de algumas das suas faculdades, a Cáritas Diocesana de Lisboa, e a Paulus Editora, Eugénio da Fonseca concluiu que “estamos a dar um importante contributo para a reflexão em torno do pensamento social em ordem à transformação social e à esperança num mundo melhor”.
O Diretor Geral da Paulus Editora, Pe. José Carlos Nunes, por sua vez, saudou a feliz parceria entre a Editorial Cáritas e a Paulus Editora, implementada desde o ano de 2012, a qual passa, sobretudo, pela colocação dos livros da Editorial Cáritas nos locais e plataformas de divulgação da Paulus e em mais 47 outras livrarias, católicas e não católicas, permitindo que as respetivas obras tenham uma maior amplificação no sentido da missão comum de evangelização que corresponde às duas entidades. Nesta linha, salientou os cerca de sessenta títulos da Editorial Cáritas, bem como os cinquenta livros que fazem parte também da Paulus Editora, destacando os cinco títulos mais vendidos: “Procissão dos Passos”; “Pensamento Social do Papa Francisco”; “O Padre das Prisões Portuguesas”; “Maritain e Bento XVI”; e “Crónicas Ainda Atuais”. Além disso, felicitou o organizador da obra que agora é apresentada e que constitui mais um marco de bons frutos neste trabalho conjunto.
O Presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa, Almirante Luís Fragoso, depois de saudar todos os presentes, agradeceu a oportunidade de estar presente neste evento em torno de um Santo – São Tomás More, alguém com fortes convicções e um grande humanista muito preocupado com a dignidade do homem. Neste âmbito, aproveitou para dar a conhecer, em traços gerais, a ação da Cáritas Diocesana de Lisboa, com as suas grandes preocupações de procurar assegurar, com eficiência e eficácia, justiça, equidade e transparência, a dignidade de todos, sobretudo dos mais frágeis, independentemente das circunstâncias em que se encontrem.
Por sua vez, o organizador da obra, professor Mendo castro Henriques, expressou os seus agradecimentos ao Cardeal Patriarca pela sua presença e disponibilidade para apresentar esta obra; à Cáritas e à Editorial Cáritas pela parceria estabelecida; e a todos os presentes pela gentileza da sua presença. Salientou que a obra editada é o resultado da colaboração de várias entidades da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito de um congresso comemorativo dos 500 anos do livro “Utopia” de Tomás More, ocorrido em finais do ano de 2016. Nesta linha, lembrou-nos três aspetos essenciais de São Tomás More, concretamente: “o reconhecimento da morte; o reconhecimento da liberdade; e o reconhecimento da sociedade”. A partir daí, referiu que surgem “os temas da inclusão, dos direitos humanos, do cuidado pelo planeta, do destino universal dos bens, entre outros, que se revestem de grande atualidade”. Como tal, expressou que “mais do que estarmos perante meras leituras, estamos perante um exemplo de vida” que permanece atual. Por fim, referiu-se à capa do livro, da autoria da artista plástica Isa Silva, imagem que reproduziu também numa caneca e que, a título simbólico, ofereceu ao Cardeal Patriarca.
O cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, depois de saudar a todos e felicitar os organizadores desta iniciativa, salientou a “oportunidade” desta obra que é uma antologia que toca diversos aspetos da vida e da época de Tomás More. Salientou, neste sentido, algum paralelismo epocal entre os princípios do século XVI, época de Tomás More e os princípios do século XXI, a nossa época, pois assistimos, em ambos os períodos, a mudanças societais acentuadas, com implicações a nível da estrutura social, cultural, económica e política. Neste âmbito, Tomás More enfrenta a realidade com as suas “convicções” ou consciência e com a sua “utopia” ou idealismo. Como tal, considerou que estes são dois aspetos fundamentais que dão atualidade a Tomás More numa Europa que podemos considerar em “ebulição”, ou seja, “precisamos de convicção mas também de utopia enquanto certeza pressentida naquilo que acontecerá se não desistirmos de ser humanos”.
Finda a apresentação, seguiu-se um prolongado momento de autógrafos do livro por parte do autor, resultante da sua grande procura. O Livro “Thomas More e o Sonho de um Mundo Melhor” poderá ser encontrado nas lojas da Paulus Editora, entre outras livrarias e respetivas plataformas digitais, ou através da Editorial Cáritas.