Assembleia Geral da Cáritas
Aloysius John, é o novo secretário geral da Caritas Internationalis eleito na XXI Assembleia Geral, que terminou ontem, dia 28 de maio, em Roma e que reconduziu como presidente o Cardeal Tagle.
Com um mandato por quatro anos o novo secretario-geral, de origem francesa, Aloysius John é atualmente o chefe de desenvolvimento institucional e capacitação da Caritas Internationalis.
O conselho representativo elegeu Aloysius John após quatro dias de encontro onde se planeou a estratégia de ação para a rede internacional nos próximos quatro anos.
Na declaração final da Assembleia Geral, todos os membros da Cáritas reafirmaram seu compromisso em “construir um mundo onde Deus é reconhecido como amor, justiça e paz; onde a solidariedade é abraçada por todos, então não há mais excluídos, explorados ou abusados; onde todas as pessoas vivem com dignidade e onde toda a criação é valorizada em nosso lar comum”.
Também o Papa Francisco marcou presença nesta Assembleia tendo recebido a delegação da Cáritas, com 450 pessoas, em audiência privada no Vaticano e com eles celebrou também a Eucaristia na basílica de São Pedro. Durante a audiência, o Papa sublinhou aos delegados a importância da caridade como uma experiência de Cristo e que não deve ser transformada num negócio ou em algo que as pessoas fazem apenas para aliviar a sua consciência. Leia o discurso aqui.
Na Praça de São Pedro, ainda no início da Assembleia Geral, representantes de cada região colaram uma foto de um imigrante e refugiado numa tela colagem, composta de rostos de migrantes e refugiados, líderes mundiais, CEOs de grandes empresas. Um gesto simbólico integrado na campanha Partilhar a Viagem, do qual o Papa Francisco também fez parte.
A mensagem da obra de arte alerta para a necessidade de reconhecer como parte de um “nós” e que o futuro está nas mãos de todos, não apenas das pessoas mais poderosas. O Papa Francisco completou a colagem durante a audiência com Cáritas colocando uma foto de seu pai.
Nesta Assembleia foram ainda integradas na Confederação quatro novas organizações membros: Cáritas Fiji e Cáritas Quirguistão são completamente novas. A Caritas Colômbia está de regresso e a CHARIS junta-se através da Cáritas Singapura.
Pela primeira vez na história, a Assembleia Geral realizou ainda um fórum de jovens e de mulheres para lançar as bases a um trabalho que se pretende mais intenso no que toca ao envolvimento dos jovens e ao destaque do papel das mulheres na liderança e na participação nas decisões da confederação da Cáritas.