Moçambique: 4 mil agregados familiares vão receber apoio da Cáritas
Nos dias 14 a 15 de março, o ciclone Idai atingiu, de forma severa, a região central de Moçambique. Não está ainda claro quantas pessoas terão morrido desde o início desta tempestade, que afetou também o Malauí e o Zimbabué.
A passagem do Ciclone Idai veio agravar a situação já fragilizada pelas cheias que o antecederam e para além das muitas vítimas humanas, causou interrupções no fornecimento de energia, nas comunicações em grande escala e cortou as redes rodoviárias.
A Cáritas Moçambicana, através da rede internacional, lançou um alerta a todas as congéneres solicitando ajuda para intervir de forma rápida junto da população.
A Cáritas Portuguesa já respondeu a este apelo ativando de imediato o seu Fundo de Emergências Internacionais e, através da campanha “Cáritas Ajuda Moçambique”. Vai apoiar um conjunto de 4 mil agregados familiares.
Foi já disponibilizada à Cáritas de Moçambique a seguinte verba: 25 mil euros (Fundo de Emergências Internacionais) e 36.300 euros (donativos da população). Com este valor a Cáritas Moçambicana já adquiriu localmente 2 mil kits de alimentação e 4 mil kits de higiene e saúde (sabão e redes mosquiteiras).
Esta resposta da Cáritas Portuguesa inclui o apoio às vítimas das cheias, não esquecendo, assim, que a situação desta população era já de fragilidade e que a Cáritas estava já no terreno para lhe prestar apoio.
De acordo com as informações vindas da Cáritas Moçambicana, as principais necessidades das famílias afetadas continuam a ser: alimentos, água, roupa, abrigo, utensílios de cozinha e de higiene.
Toda a coordenação da atuação é feita pela Caritas Internationalis que tem já no terreno um elemento especialista em resposta de emergência e que está a trabalhar diretamente com os responsáveis da Cáritas Moçambicana e do CRS (Cáritas – United States), ao abrigo de um protocolo já assinado.
IBAN – PT50 0033 0000 01090040150 12
Através do Multibanco com a Entidade/Referência “22222” e em Transferências »» Ser Solidário” e por MB Way 911 597 284