Cáritas e Faculdade de Teologia renovam cooperação
A Cáritas Portuguesa e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, assinalaram esta semana a continuidade de um trabalho conjunto que vem sendo feito entre as duas Instituições. Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa e Ana Maria Jorge, diretora da Faculdade de Teologia, formalizaram a assinatura do Protocolo de Cooperação que tem como objetivo o acompanhamento, em todas as suas fases, do Plano Estratégico da Cáritas em Portugal – implementação, monitorização, acompanhamento e avaliação. Para a realização deste trabalho a Faculdade de Teologia designará, no âmbito deste Protocolo de Cooperação, um Coordenador que será o elemento de ligação entre as duas Instituições.
No momento da assinatura do novo protocolo, Eugénio Fonseca sublinhou a importância de se dar continuidade ao esforço formativo, que já vem sendo feito, e que a intervenção da Universidade Católica permite “ancorar” através da qualidade formativa, quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível dos docentes envolvidos. O presidente da Cáritas Portuguesa destacou, ainda, que “o fundamental é que as organizações não se preocuparem apenas com a sua gestão, que precisa do devido rigor técnico, mas, também, com a necessidade de haver mais cristãos católicos comprometidos e com formação adequada”. A formação é, precisamente, uma outra tónica focada neste Protocolo. Através da Faculdade de Teologia, há uma aposta clara na formação dos dirigentes, técnicos e voluntários da Cáritas e de outros agentes da Igreja, no âmbito teológico-pastoral, no Pensamento Social Cristão e em outras áreas que possam ser identificadas e que beneficiem a Ação Social da Igreja.
Para isto a Faculdade de Teologia assume o compromisso de “promover e elaborar conteúdos, estudos, encontros de reflexão/formação. Contribuindo, portanto, para o aprofundamento de conhecimentos e para a dinamização da ação que é realizada através da Cáritas”.
Ana Maria Jorge, que assumiu a direção da Faculdade de Teologia em outubro de 2018, destacou a importância da renovação deste protocolo referindo-se a este momento como “ponto de chegada, para retocar e concretizar, e ponto de partida para que o caminho a percorrer seja longo e frutífero.”.
Ana Jorge deixou ainda um agradecimento à equipa alargada de reitoria da Universidade Católica e da Faculdade de Teologia. Nesta relação o destaque vai para as pessoas do Pe. José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da Universidade Católica e Assistente Eclesiástico da Cáritas Portuguesa e para o Professor Juan Ambrósio, Assistente da Faculdade de Teologia e desde 2015 Coordenador Nacional do Plano Estratégico da Cáritas em Portugal.