Conselho Geral da Cáritas Portuguesa
Viana do Castelo | 07 e 05 de abril 2019
Nos dias 05 a 07 de abril de 2018, reuniu, em Viana do Castelo, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Estiveram representadas 19 das Cáritas diocesanas que o constituem e foram saudadas as novas direções da Cáritas Diocesana de Coimbra e saudado o presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, Pe. Bento Soares a participar neste Conselho pela primeira vez.
A responsabilidade inspiradora e sinal de esperança que é o trabalho da Cáritas, foi destacada pelo vereador Arq. Luis Nobre, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que acompanhou a sessão de abertura dos trabalhos. D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a presidir ao Conselho, sublinhou a importância do princípio da cooperação, que vem acompanhado do princípio da lealdade. “Renovar a frescura vocacional que todos os discípulos de Cristo necessitam para a sua missão” com estas palavras D. José deixou aos participantes uma mensagem de alento sem deixar de os desafiar a assumirem o compromisso de cuidar do seu espírito e de educar as comunidades cristãs para a partilhar dos bens.”
Neste Conselho esteve presente o secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, que trouxe aos participantes uma visão geral sobre o processo da implementação dos standards de gestão da Caritas Internationalis. Foi destacada a importância da rede Cáritas, em todas as suas dimensões, aderir à implementação destas orientações globais como uma oportunidade de melhorar o trabalho ao nível da identidade e da transparência.
Foram apresentados os resultados do estudo “Cáritas Visão 360º”, proposto no Conselho Geral de novembro de 2018, que tinha como objetivo desenvolver um trabalho de diagnóstico sobre a perceção publica e interna da imagem da rede nacional Cáritas. À luz dos resultados deste estudo, o Conselho refletiu sobre a importância de promover a sua ação de forma transparente, clara e dando mais amplitude ao trabalho que é realizado nas suas diferentes áreas de intervenção. Foi sublinhada a necessidade da Cáritas, no seu todo, promover uma comunicação mais forte que a torne mais visível junto do publico em geral e de todos os que apoiam a sua ação.
Durante o ano de 2020 a rede nacional Cáritas vai ter como pano de fundo para as suas ações o tema “Cáritas é Amor”. Este tema será também trabalhado do ponto de vista da comunicação de modo a efetivar as recomendações apontadas no estudo “Cáritas Visão 360º”.
O Conselho debateu ainda aspetos relacionados com a metodologia e implementação das suas campanhas anuais, nomeadamente, a Semana Nacional Cáritas e a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz.
As diferentes Cáritas diocesanas tiveram oportunidade, neste Conselho de colocar em comum o trabalho que estão a realizar, numa lógica de partilha de boas práticas.
Foi prestada informação referente ao trabalho que está a ser realizado no âmbito do protocolo com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. “Caminhos de Liberdade” é o nome deste projeto que visa contribuir para a inclusão social de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão.
No mês de maio a Cáritas recebe a visita do Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis que irá presidir à celebração da aniversária do 13 de Maio, no Santuário de Fátima. Foi apresentada a proposta de programa provisório desta visita.
O Conselho Geral da Cáritas recordou a situação vivida pela população de Moçambique. Sublinhou a importância de se colocar o olhar e os recursos no muito trabalho que está pela frente e a importância de se restaurar a esperança de todos os que foram vítimas do Ciclone Idai.
Foi aprovado o Relatório de Atividades de 2018 e as Contas de Exploração do Exercício Económico do ano de 2018.
O Conselho Geral da Cáritas encerrou com a celebração eucarística presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.