Dia Mundial de Oração pela Criação
Desde 2015 que a Igreja Católica aderiu ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, assinalado a 1 de setembro. Um dia em que o Papa Francisco desafia a Igreja Católica, a unir-se aos irmãos ortodoxos e outras Igrejas cristãs, num sinal visível de comunhão de união tendo como ponto de encontro o cuidado da “Criação”. A este dia Francisco dá sempre uma tónica forte e clara de como todos, crentes, mas também, não crentes, somos responsáveis pelo cuidado da Casa Comum. A adesão da Igreja Católica a este dia ficou marcada pela publicação da encíclica Laudato Sí onde Francisco coloca o cuidar da Casa Comum como preocupação central .
A Cáritas Portuguesa, que integra a Cuidar da Casa Comum adere a esta iniciativa e sublinha a mensagem emitida pela Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana que junta a sua voz aos muitos alertas e preocupações pela situação que se vive na Amazónia, devastada por inúmeros incêndios que comprometem a vida natural naquela região, as populações indígenas e de uma forma geral comprometem a vida do planeta pelo facto de ser uma das principais florestas a nível mundial.
Na nota emitida pela Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana, que assinala este dia, todas as comunidades cristãs são convidadas a “dar graças a Deus pela Criação e a pedir ao Criador a conversão dos corações” para efetivas mudanças em políticas públicas que têm tido “dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo”.
A Cáritas também está comprometida com estas mudanças e procura manifestá-lo e concretizá-lo nas suas decisões diárias e na sua atuação junto dos que se encontram em situação de fragilidade.
Deus Onipotente,
que estais presente em todo o universo
e na mais pequenina das vossas criaturas,
Vós que envolveis com a vossa ternura
tudo o que existe,
derramai em nós a força do vosso amor
para cuidarmos da vida e da beleza.
Inundai-nos de paz,
para que vivamos como irmãos e irmãs
sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres,
ajudai-nos a resgatar
os abandonados e esquecidos desta terra
que valem tanto aos vossos olhos.
Curai a nossa vida,
para que protejamos o mundo
e não o depredemos,
para que semeemos beleza
e não poluição nem destruição.
Tocai os corações
daqueles que buscam apenas benefícios
à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa,
a contemplar com encanto,
a reconhecer que estamos profundamente unidos
com todas as criaturas
no nosso caminho para a vossa luz infinita.
Obrigado porque estais connosco todos os dias.
Sustentai-nos, por favor, na nossa luta
pela justiça, o amor e a paz.
Uma oração publicada na encíclica do Papa Francisco, Laudato Si.