Cáritas e Instituto Politécnico de Beja unidos em protocolo
No decorrer da Sessão de apresentação “A aliança do Pensar e do Fazer” realizada, no dia 06 de dezembro, na Galeria “Ao lado” do Instituto Politécnico de Beja, foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico de Beja, a Cáritas Diocesana de Beja e a Editorial Cáritas – Cáritas Portuguesa.
No âmbito deste Protocolo, “a Cáritas Portuguesa, através da Editorial Cáritas, editará em livro a melhor tese de Mestrado na área de investigação em Serviço Social” sendo que “às três instituições cabe a responsabilidade de constituírem um júri de apreciação e seleção das obras a concurso, designando, para tal, um representante cada uma”.
No âmbito deste protocolo é identificada pela Cáritas diocesana envolvida uma personalidade da diocese que, nos últimos 100 anos, mais se tenha distinguido na sua atividade social, cujo nome designará o prémio a atribuir” sendo que “as três instituições organizarão, em conjunto, uma conferência sobre os trabalhos de investigação, na qual será feito o lançamento e apresentação da obra premiada”. Neste caso, a personalidade local escolhida pela Cáritas Diocesana de Beja para dar nome ao respetivo prémio foi o de D. José do Patrocínio Dias, bispo da Diocese, que se destacou na área social, num contexto social e político particularmente difíceis.
Este prémio distinguirá, assim, em cada ano, a melhor tese de mestrado do Instituto Politécnico de Beja nas áreas sociais.
Esta forma de de cooperação entre a Editorial Cáritas, as Cáritas diocesanas e diferentes instituições do ensino público tem sido uma forma privilegiada de manter relação e de valorizar os conteúdos que resultam do pensamento académico aliado ao pensamento social cristão.
Saiba mais sobre a pessoa e obra de D. José Patrocínio: