I Edição do Prémio Dr. Alberto Diniz da Fonseca
A Aliança do Pensar e do Fazer na Covilhã
No passado dia 30 de outubro, sob organização conjunta da Cáritas Portuguesa, Cáritas Diocesana da Guarda e Universidade da Beira Interior, realizou-se, no Auditório 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, a Sessão “A Aliança do Pensar e do Fazer”, que contou com a Cerimónia de entrega do Prémio Dr. Alberto Diniz da Fonseca e com a apresentação da obra premiada: “A Sexualidade nas pessoas com demência – a visão dos técnicos e familiares”, de Sarah Pinho.
Da Mesa da Sessão de Abertura fizeram parte Dr.ª Anabela Dinis, Vice-Reitora da Universidade da Beira Interior; D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda; Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa; e Dr. Manuel Portugal, Presidente da Direção da Cáritas Diocesana da Guarda.
Tomou inicialmente a palavra o Presidente da Direção da Cáritas Diocesana da Guarda que, depois de saudar as cerca de cinco dezenas de pessoas presentes, felicitou a premiada pela atribuição do Prémio Dr. Alberto Diniz da Fonseca, na sua primeira edição. O Dr. Manuel Portugal, no âmbito da sua intervenção, aproveitou para destacar alguns traços da personalidade que dá nome ao Prémio – Dr. Alberto Diniz da Fonseca, e para apresentar os serviços e valências que, atualmente, a Cáritas Diocesana da Guarda, a que preside, desenvolve.
De seguida, o Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa, depois de saudar todos os presentes, salientou o papel da Cáritas que, para além de uma dimensão assistencial, tem uma forte preocupação de promoção social. Nesse sentido, referiu que se justifica a existência de uma Editorial Cáritas e a realização de Sessões como a presente que procuram uma “Aliança do Pensar e do Fazer” e que pretendem ser, no fundo, um motor de transformação social capaz de transformar “estruturas de pecado”, de acordo com o que refere o Papa Francisco, em contextos de desenvolvimento integral da pessoa humana. Como tal, salientou a temática da tese vencedora e agora apresentada em livro, traduzindo-se num contributo fundamental para a valorização do ser humano, numa fase da vida em que muito se vai descurando mas que não deixa de ser essencial e merecedora de dignificação a que devem estar sujeitas todas as fases da vida.
Por sua vez, D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda, depois de saudar todos os presentes, saudou a feliz parceria entre a Universidade da Beira Interior, a Cáritas Diocesana da Guarda e a Cáritas Portuguesa, que ajuda a dar sentido às três entidades envolvidas. Tendo em conta a temática da Sessão: “Aliança do Pensar e do Fazer” chamou a atenção para o papel da Universidade que, para além da promoção do saber, é desafiada a transmitir e a transferir o saber em ordem à práxis, ou seja, em ordem à busca de caminhos capazes de ajudar a resolver problemas, mormente no que diz respeito à pobreza e às desigualdades sociais. Tal implica fomentar lógicas de motivação e de autonomia das pessoas em prol de uma efetiva resolução dos problemas envolventes.
Por fim, a Dr.ª Anabela Dinis, Vice-reitora da UBI, depois de dar as Boas vindas e de saudar todos os presentes, salientou que é uma honra para a UBI fazer parte desta Parceria, pois, ela ajuda a Universidade a cumprir o seu principal dever, ou seja, contribuir para uma agenda de mudança de mentalidades e de comportamentos, em ordem ao fomento de uma comunidade mais ativa e mais humana. Neste sentido, reforçou que é dever da UBI ser uma universidade do mundo e para o mundo com a preocupação fundamental de fazer com que “todos os seres humanos nasçam livres e iguais em dignidade e direitos e que assim permaneçam até ao fim da sua vida”.
Depois, seguiu-se uma breve Cerimónia de Entrega do Prémio Dr. Alberto Diniz da Fonseca, na sua primeira edição, à autora premiada, Dr.ª Sarah Pinho, pelo seu trabalho de investigação intitulado “A Sexualidade nas pessoas com demência – a visão dos técnicos e familiares”. Neste momento, foi também entregue ao Professor Henrique Pereira um Certificado de Reconhecimento pelo seu trabalho enquanto orientador da tese premiada e agora editada em livro.
Após esta Cerimónia, o orientador da tese, Dr. Henrique Pereira, referiu-se ao processo da investigação, salientando a sua pertinência e caráter inovador a nível da temática, bem como a tenacidade e capacidade de trabalho da sua orientanda. Neste sentido, disse estarmos perante um Bom exemplo de benefícios comuns, ou seja, para os utentes, para os técnicos e para os familiares referidos no estudo e, como tal, estamos perante uma Boa forma de aproximação à natureza humana. Por fim, expressou o seu orgulho por ter feito parte deste processo com a Sarah Pinho desejando que esse caminho continue a ser percorrido com alguns passos partilhados, pois, reforçou, estamos perante um assunto que é tratado de uma forma pioneira, tanto a nível nacional como internacional e que, como tal, irá fazendo novos caminhos.
Depois, a autora, com muita emoção, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que fizeram parte deste processo, salientando o seu orientador, todos os que fizeram parte do seu percurso académico, a Editorial Cáritas e, sobretudo, os seus familiares, vários dos quais se encontravam presentes. Por fim, a autora procedeu à apresentação do trabalho por si desenvolvido, salientando, sobretudo, os contributos que o mesmo pode apresentar para o público específico abordado no seu trabalho mas também para técnicos e familiares que acompanham o seu processo de vida. Após esta apresentação ainda houve tempo para algumas perguntas que surgiram da assembleia e que ajudaram a enriquecer a partilha realizada.
Encerrou a Sessão a Prof. Helena Alves, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, aproveitando para agradecer a presença de todos e reiterar os seus desejos de que o Protocolo estabelecido continue a dar Bons frutos.
Com esta Sessão da I Edição do Prémio “Dr. Alberto Diniz da Fonseca” foram cumpridos os objetivos protocolados a 29 de maio de 2018 e lançou-se, desde já, o processo para a II Edição do mesmo Prémio.