+Próximo: a Cáritas na Animação da Pastoral Social
O programa +Próximo esteve em Aveiro e Évora. Estas duas dioceses acolheram perto de meia centena de pessoas, de 16 dioceses, para dois encontros de reflexão/formação a partir deste programa, subordinado ao tema “A Cáritas na Animação da Pastoral Social – expetativas e estratégias”.
Observam-se profundas mudanças na Igreja e na sociedade. A Cáritas interroga-se sobre o que fazer em cada momento. A Cáritas como instituição viva, procura diagnosticar, refletir e perspetivar novas formas de ação. Para que a Cáritas seja um sinal efetivo da identidade e missão da Igreja, deve clarificar a sua própria identidade, deve diversificar as suas estratégias, modernizar a sua linguagem, ser ousada nas suas abordagens e desafiar com criatividade toda a sociedade.
Os dinamismos que procuramos estabelecer, deverão ter lugar no plano nacional, no diocesano, e, basicamente, no paroquial. Em qualquer dos planos, a ação da Cáritas deve inserir-se nas orientações eclesiais e deverá efetuar uma leitura da realidade social, à luz dos imperativos da Doutrina Social da Igreja, motivando, envolvendo e desafiando os cristãos e outras pessoas para um compromisso social efetivo e consistente. Para esta missão missionária e de ação que está inerente ao ser Igreja, precisamos de todos a remar na mesma direção.