Tsunami Indonésia: fim da fase de emergência
A fase de resposta a emergências para a população afetada pelo tsunami em Sunda Straits em Lampung esteve ativa até ao passado dia 5 de janeiro de 2019 e na província de Banten, encerra dia 9 de janeiro de 2019. O total de vítimas até 3 de janeiro de 2019, com base no comunicado oficial, era de 437 mortes, 1.459 feridos, 10 pessoas ainda estão desaparecidas e 36.923 estão deslocadas. Considerando que a província de Banten foi a área mais afetada, o governo provincial tem já planeada a recuperação de 1.800 casas. O número de deslocados internos nesta província é superior a 24.000 pessoas.
Os acessos às áreas afetadas estão normalizados ainda que o acesso de carro tenha de ser feito em veículo de 4 rodas. Na cidade, instalações públicas e mercados estão a trabalhar normalmente. As forças do governo estão a trabalhar sem parar para limpar os destroços, abrir os transportes e atender as necessidades básicas dos sobreviventes. Existem 14 centros que dão resposta às necessidades de cerca de 8 mil pessoas (com base na divulgação oficial de 31 de dezembro de 2018).
Relatos da Cáritas local informam que o governo local tem prestado muita atenção aos serviços públicos, como serviço médico permanente, fornecimento de água suficiente e apoio psicossocial para crianças. Face a esta resposta governamental as necessidades imediatas dos deslocados internos são itens básicos de comida, utensílios de cozinha, brinquedos e material escolar para as crianças.
Atuação da Cáritas
Até 28 de dezembro de 2018, a Cáritas Diocesana de Bogor está a trabalhar em conjunto com outras organizações, como é o caso do Hospital Misi Lebak, a Paróquia Rangkasbitung, Perdhaki e a Arquidiocese LDD de Jacarta. Participam nas atividades de resposta com o foco no suporte e serviços médicos e também no fornecimento de alimentos aos sobreviventes. Entre 24 e 28 de dezembro, prestados cuidados médicos a 328 pessoas. Este trabalho foi feito com a ajuda de vários voluntários, das organizações envolvidas, que era sobretudo médicos, paramédicos, farmacêuticos, motoristas e várias pessoas com experiência em logística e avaliação no terreno.
Foram abertos dois centros médicos onde foi também criada uma cozinha pública para fornecer kits de alimentos aos sobreviventes (1.550 kits).
O Misi Lebak Hospital dispensou 2 veículos de ambulância para fazer clínica móvel e 2 veículos para apoio logístico.
A resposta da Cáritas Diocesana de Tanjung Karang, a trabalhar em conjunto com facilitadores do Programa Ativo e Programa LDA que são apoiados por ChildFund Indonesia, desde o primeiro dia após o desastre e até ao dia 1 de janeiro, forneceu 7.191 kits de alimentos que foram distribuídos para 4 centros de apoio. Foram também fornecidos conjuntos de higiene, cobertores, roupas para adultos e crianças, água, lonas, etc. para 373 famílias e 120 kits de comida pronta a servir.
- Em relação aos novos deslocados internos das ilhas Sebuku e Sebesi, a Caritas Tanjung Karang conduzirá avaliação das necessidades, bem como a avaliação no local para os beneficiários anteriores (do desastre de setembro).
A Cáritas Indonésia – KARINA está a acompanhar todo o trabalho a decorrer no terreno, junto das Cáritas diocesanas e restantes parceiros. Nos próximos dias 12 e 13 de janeiro estará a decorrer uma reunião geral de avaliação do trabalho já realizado na fase de emergência, acompanhamento e planeamento do trabalho a realizar no futuro.