Dia Internacional da Família
Hoje, Dia Internacional das Famílias, e a menos de duas semanas das eleições europeias, a Caritas Europa convida os candidatos do Parlamento Europeu a defender os valores da família e os interesses das famílias quando (re)eleitos. A União Europeia e os seus Estados-Membros precisam de políticas mais favoráveis à família enquanto célula básica e pilar essencial de qualquer sociedade justa, com um mercado de trabalho inclusivo e onde haja mecanismos adequados de proteção social.
Desenvolver políticas favoráveis à família, que beneficiem a todos, é uma necessidade para o futuro da Europa. A este respeito, é imperativo que os líderes europeus cumpram o seu compromisso com o pilar europeu dos direitos sociais e garantam a proteção das famílias.
Em toda a Europa, as famílias enfrentam a pobreza ou a exclusão social principalmente no que toca ao acesso à habitação, educação, cuidados de saúde e trabalho digno. As famílias europeias estão a lutar para garantir um futuro melhor para os seus filhos. Existe uma necessidade urgente de pôr em prática políticas que abordem o declínio demográfico em curso na Europa e que enfrentem os níveis crescentes de pobreza e desigualdades. Investir em família está investindo em nossas sociedades.
Investir nas famílias para fortalecê-las e promover o capital social que elas criam beneficia toda a sociedade. “Desejo que o futuro Parlamento Europeu mantenha as políticas familiares no topo da agenda política e contribua para assegurar melhores condições para todas as questões que afetam as famílias na Europa.” Jorge Nuño Mayer, Secretário Geral da Caritas Europa
A Cáritas Europa recomenda que os futuros membros do Parlamento Europeu, eleitos em breve, contribuam para melhorar as condições de vida das famílias mais carenciadas em particular, desenvolvendo e desenvolvendo ainda mais as realizações do Parlamento anterior, como a Garantia Infantil e a vida profissional. diretiva relativa ao equilíbrio. Desta forma, eles terão feito uma contribuição para garantir que ninguém seja deixado para trás e todas as crianças possam desfrutar de um futuro brilhante.
- A Cáritas está atualmente a pedir que o futuro Parlamento Europeu “não deixe ninguém para trás”. Leia o nosso convite e conheça os eurodeputados que o apoiam em: https://epelections.caritas.eu/
- A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a família como a unidade básica da sociedade. Em 1993, a Assembleia Geral da ONU decidiu que o dia 15 de maio de cada ano deveria ser observado como o Dia Internacional das Famílias. Este dia oferece uma oportunidade para promover a consciencialização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, económicos e demográficos que os afetam. A ONU selecionou “Famílias e sociedades inclusivas” como tema central para o Dia Internacional das Famílias deste ano.