Dia Internacional da Família
Por ocasião do Dia Internacional da Família, a Cáritas Europa e com ela a Cáritas Portuguesa, chama a atenção para a pobreza infantil e insta a União Europeia a priorizar a criação de uma Garantia para Crianças e a apoiá-la com fundos comunitários suficientes. Consideramos que esta medida deveria fazer parte de uma Estratégia “Europa 2030” abrangente, social e sustentável, apoiada por um ambicioso orçamento da UE 2021-2027 para alcançar a redução da pobreza infantil e a inclusão social.
Em 2018, 23 milhões de crianças estavam em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia. É de esperar que este número aumente consideravelmente à medida que o choque económico da pandemia Covid-19 na Europa afetar, cada vez mais, um maior número de famílias. Vários organismos internacionais, entre os quais muitos europeus já estimam que o impacto da atual pandemia no sistema económico europeu será ainda maior do que o da recessão de 2008-2014.
“Instamos a UE a adotar e iniciar a implementação da Garantia para Crianças”, Maria Nyman, secretária-geral da Cáritas Europa.
A crise do Covid-19 mostra, mais uma vez, a importância das famílias como célula vital para a sociedade. Espera-se que muitos pais possam, agora, conciliar trabalhar a partir de casa com creches e telescola. Espera-se que muitos outros fiquem em casa e cuidem dos seus filhos que não podem ir à escola, enquanto também se preocupam com a melhor forma de encontrar soluções para os seus problemas financeiros causados pelo desemprego e perda de rendimentos.
As famílias monoparentais estão a lidar, aflitivamente, com todas estas preocupações e muitas já não conseguem fazer compras, cozinhar e administrar a casa.