Editorial Cáritas: “Prémio Cónego Delgado” atribuído na Diocese do Algarve
A parceria tripartida protocolada entre a Cáritas Diocesana do Algarve, a Universidade do Algarve e a Editorial Cáritas – Cáritas Portuguesa, procedeu, no passado dia 15 de maio, via Skype, através do júri constituído, respetivamente, pelo Prof. Dr. Joaquim Matias Pastagal do Arco, pela Profª. Dra. Rosanna Barros e pelo Prof. Paulo Neves, à avaliação dos trabalhos a concurso do “Prémio Cónego Delgado”.
A reunião decorreu em ambiente de agradável cooperação havendo consenso relativamente ao vencedor do Prémio e ainda quanto à atribuição de duas menções honrosas.
Recorde-se que, de acordo com o Regulamento deste Prémio, ele pretende premiar “o melhor trabalho de Dissertação de Mestrado, defendido na Universidade do Algarve, desenvolvido no âmbito das áreas de intervenção social da Cáritas: social, saúde, educação, cidadania”, procurando também “estimular a inovação e a criação de conhecimento que contribua para o aprofundamento e consolidação destas áreas predominantemente sociais”, e ainda, “proceder à divulgação de trabalhos de elevada qualidade”.
Este Prémio consubstancia-se na publicação do trabalho selecionado, em livro, e na apresentação do mesmo, num evento público, na forma de comunicação oral. Segue-se, assim, a edição em livro do trabalho vencedor e o agendamento da respetiva sessão de apresentação, a decidir, de forma conjunta, para o momento mais oportuno.
Assim, o Trabalho vencedor do “Prémio Cónego Delgado” 2020, foi:
- Movimentos Sociais Digitais em Portugal: Um Estudo de Caso Múltiplo, da autoria de Adriana Patrícia Costa Dores Sousa.
O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa aos seguintes Trabalhos:
- Responsabilidade Social das Empresas – Um Estudo de Caso sobre a Empresa Delta Cafés, da autoria de Maria Teresa Serra Granado Cordeiro Laranjo; e,
- O Processo de Transição da Vida Ativa para a Reforma no Concelho de Lagoa – Algarve, da autoria de Sandra Patrícia Santos Rodrigues Generoso.
De referir, por fim, que esta é a primeira edição deste Prémio, desejando-se que seja a primeira de muitas e que corresponda a uma mais valia para todas as entidades envolvidas.
Foto: Folha de Domingo