Medicamentos para a população da Guiné Bissau
Chegou no dia 25 de julho de 2020, a Bissau, o terceiro voo humanitário realizado ao abrigo do mecanismo Ponte Área Humanitária da União Europeia, facilitado pelo Estado Português, de apoio ao sistema de saúde da Guiné-Bissau na resposta e mitigação dos efeitos da Covid-19.
A sua operacionalização foi articulada entre Lisboa, Bissau e Bruxelas, designadamente pelos Serviços do Camões, I.P., da Embaixada de Portugal em Bissau e da Direção Geral de Proteção Civil e Operações Humanitárias da Comissão Europeia (DG ECHO).
Esta ponte aérea representa o esforço e solidariedade coletiva ao qual se juntou a Cáritas Portuguesa, com a Alliance Healthcare, S.A., tendo sido possível enviar através desta Ponte Aérea 21035 embalagens de medicamentos para fins variados. Estes medicamentos foram entregues e serão distribuídos localmente através da Cáritas da Guiné-Bissau que deixa o seu testemunho sobre o quanto este donativo representa para a população que é apoiada pela Cáritas: “Estes medicamentos vão ser muito uteis para os nossos centros de saúde que apoia a população mais carenciada em todo o país. Quero aqui confirmar que estes medicamentos vão chegar ao seu destino e apoiar a nossa missão que é de servir a nossa população na área da saúde tanto adultos como crianças. A Cáritas da Guiné-Bissau agradece este gesto! Fátima Gomes, secretária-geral da Guiné Bissau.
A Guiné-Bissau é atualmente um dos países do continente Africano que está a tentar fazer frente aos efeitos da pandemia da COVID-19 que afetou fortemente a população quer do ponto de vista sanitário, quer do ponto de vista da sua economia.
Para a Cáritas Portuguesa, enquanto membro da rede internacional Cáritas, esta articulação entre diferentes parceiros é fundamental. “Só assim é possível que todos os recursos possam ser otimizados e possam ser colocados ao serviço dos mais necessitam.” Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.