Novo projeto para ajudar vitimas do ciclone Idai
A Cáritas Portuguesa, faz parte do conjunto de organizações que viu aprovadas as candidaturas ao apoio do Governo português, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, para dar continuidade na reconstrução do país após a passagem dos ciclones Kenneth e Idai.
Esta candidatura agora aprovada corresponde a uma parceria que junta a Oikos Portugal, a Cáritas Portuguesa, Cáritas Moçambicana e a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, que vão trabalhar em Sofala e em Cabo Delgado no apoio à recuperação do setor agrícola como forma de contribuir para a segurança alimentar das populações mais afetadas pelos ciclones.
Recorde-se que desde que ocorreu o cicline Idai que a Cáritas Portuguesa está a acompanhar diretamente o trabalho de apoio e recuperação. A Cáritas Portuguesa respondeu ao Apelo de Emergência lançado pela Cáritas Moçambicana, através da Caritas Internationalis. Logo nos primeiros dias com um donativo de 25 mil euros, do seu Fundo de Emergências Internacionais, que foi aplicado na distribuição de alimentos e água. Esta resposta da Cáritas Portuguesa inclui o apoio às vítimas das cheias e do ciclone, não esquecendo, assim, que a situação desta população era já de fragilidade e que a Cáritas estava já no terreno para lhe prestar apoio.
Desta forma, atualmente, a Cáritas Portuguesa está no apoio a Moçambique através de duas frentes de apoio complementares já que atendendo à ação desenvolvida através da campanha Cáritas Ajuda Moçambique, em março de 2019, a participação da Cáritas Portuguesa em Moçambique está também a desenrolar-se em coordenação com a rede internacional Cáritas.