Projetos Cáritas apoiados pelo fundo “Gulbenkian Cuida”
Fundo Gulbenkian apoia Projetos Cáritas
A crise sanitária provocada pela propagação do coronavírus – Covid-19, veio trazer novos desafios às instituições que prestam apoios aos mais idosos, grupo mais vulnerável à contaminação. A rede nacional Cáritas adaptou a sua resposta para manter todos os seus serviços de atendimento social e de respostas sociais procurando estar atenta a todas as realidades e a todas as vulnerabilidades.
Para apoiar estar organizações a continuar a dar a resposta necessária, a Fundação Calouste Gulbenkian abriu uma linha de financiamento de 1,2 milhão de euros a organizações de todo o país, que estão próximas da população mais idosa.
A iniciativa “Gulbenkian Cuida” selecionou, após candidatura, 69 organizações da sociedade civil, entre elas três são da rede nacional Cáritas. Segundo informação divulgada pela Fundação Gulbenkian, foram identificados projetos promovidos por diferentes tipos de organizações, mas todas elas com experiência e conhecimento da realidade local e algumas encontram-se alicerçadas em parcerias locais, nomeadamente autarquias e unidades locais de saúde.
HumanaMente @ctivos, da Cáritas Diocesna de Beja, Séniores 2020, da Cáritas Diocesana de Setúbal e Criar Rotinas, da Cáritas Paroquial de Vila Viçosa, na diocese de Évora, foram os três projetos da rede nacional Cáritas que vão poder beneficiar deste apoio e reforçar a sua resposta local.
humanamente@ctivos
Este projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto da Segurança Social e tem como parceiros a associação Alememória e o município de Beja.
O principal foco do projeto é a prevenção de demências, ocupação do tempo livre e promoção do envelhecimento ativo, através da tele-terapia e da terapia ocupacional. Numa lógica de intervenção multidisciplinar e com recurso a novas tecnologias, irá atenuar o isolamento da população idosa que a Cáritas já acompanha e contribuir para a satisfação das suas necessidades básicas e melhoria do seu bem-estar.
O período de confinamento e distanciamento social por um período indeterminado, longe da família, dos momentos de convívio, das atividades de rua e interação, tornam a população idosa mais suscetível à depressão, à baixa autoestima e, mesmo, à demência e são esses efeitos que o projeto humanamente@ativos pretende mitigar.
Projetos Sénior 2020
A Cáritas Diocesana de Setúbal irá, a partir do próximo dia 1 de maio, desenvolver o projeto Seniores 2020, que procura alargar os serviços prestados aos Idosos na resposta social Apoio Domiciliário, no contexto de pandemia COVID19. O projeto irá reforçar os serviços de Apoio Domiciliário, através do alargamento do horário de serviço, apoio na aquisição e distribuição de medicação e alimentação, cuidados de bem estar, assim como proporcionar visitas diárias por parte da equipa técnica aos idosos. O projeto sénior 2020 irá, assim, contribuir para combater o isolamento social e satisfazer as necessidades básicas dos nossos seniores.