UCP e Cáritas assinalam Ano Laudato Si’
Depois de assinalado o quinto aniversário da Encíclica ecológica e social Laudato Si, o Papa Francisco convidou “todos os homens de boa vontade para tomar conta da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis”. Desta forma Francisco desafiou à celebração de um ano especial dedicado à ‘Laudato si’ promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Francisco pede “um olhar diferente, um pensamento, uma política, um programa educativo, um estilo de vida e uma espiritualidade” que consigam resistir ao “avanço do paradigma tecnocrático”. “Uma ecologia integral requer abertura para categorias que transcendem a linguagem das ciências exatas ou da biologia e nos põem em contacto com a essência do ser humano”
Ao ter sido proposto pelo Papa Francisco um Ano Laudato si’, em ordem a um compromisso público comum de sustentabilidade global, a Universidade Católica Portuguesa convidou o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente da Caritas Internationalis, Luis Antonio Tagle, para presidir à Sessão de Abertura do Ano Laudato si’ na UCP. Uma iniciativa que conta com a parceria da Cáritas Portuguesa e que irá promover a reflexão da Encíclica Laudato Si, à luz daquilo que foi o desafio de Francisco: “um olhar diferente, um pensamento, uma política, um programa educativo, um estilo de vida e uma espiritualidade” que consigam resistir ao “avanço do paradigma tecnocrático”.
A sessão de abertura tem lugar no próximo dia 23 de junho, às 11:00 (via zoom) e as inscrições estão disponíveis aqui.