Cáritas alerta comunidade internacional
Caritas Internationalis deixa apelo à 46ª Sessão Ordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que terminou a 23 de março de 2021
A rede internacional da Cáritas agradece o compromisso da comunidade internacional para disponibilizar o acesso das vacinas contra a COVID-19 aos países mais pobres.
“É nossa firme convicção que o acesso às vacinas contra a pandemia é um direito básico, mas em muitos desses países não será automático. Devem ser tomadas medidas de acompanhamento para aumentar a conscientização, levando a vacina às áreas mais remotas, garantindo mecanismos de armazenamento ideais.
A Caritas Internationalis exorta a comunidade internacional:
- Colocar o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana no centro da recuperação da pandemia, garantindo acesso fácil e igual às vacinas.
- Promover a produção local de vacinas em África, América Latina e Ásia nos próximos seis meses. A colaboração técnica com as nações mais pobres e as questões relacionadas às patentes como um bem comum devem ser tratadas com urgência.
- Empreender a remissão da dívida dos países mais pobres e alocar fundos para fortalecer seus sistemas nacionais de saúde.
- Alocar apoio financeiro e técnico às organizações da sociedade civil locais para garantir uma conscientização cuidadosa das comunidades locais sobre cuidados preventivos.