A “Aliança do Pensar e do Fazer” em Beja
A Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Beja, procedeu, no passado dia 08 de junho, à Entrega do Prémio D. José do Patrocínio Dias, integrado na 1ª edição do Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária. Esta Sessão contou com a presença, no local, de cerca de três dezenas de pessoas.
A Sessão relativa à entrega do Prémio D. José do Patrocínio Dias constou de um momento de abertura, com intervenções de João Paulo de Almeida Lança Trindade – Presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPB), Isaurindo Oliveira – Presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Beja, Rita Valadas – Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa, António Lage Raposo – Coordenador da Editorial Cáritas, e de D. João Marcos – Bispo da Diocese da Beja, e de um momento da Entrega do Prémio “D. José do Patrocínio Dias” a Antero José Narciso, autor do livro “O Repensar do Envelhecimento – Os Aposentados da Autoridade Tributária”, seguido de uma breve apresentação do Trabalho premiado, com intervenções do orientador José Pereirinha Ramalho e do próprio autor.
De um modo geral, os parceiros envolvidos – Instituto Politécnico de Beja, Cáritas Diocesana de Beja e a Editorial Cáritas da Cáritas Portuguesa, salientaram a importância desta colaboração, cujo resultado é já visível com a edição da obra publicada, manifestando a disponibilidade para continuarem a trabalhar em conjunto em novas edições deste Prémio, no sentido de irem ao encontro dos interesses da região e, como tal, de contribuir para aumentar a eficiência das respostas aos problemas sociais que urge resolver ou minorar pelo território da Diocese de Beja.
Seguiu-se uma simples, mas sentida, Cerimónia de Entrega do Prémio “D. José do Patrocínio Dias” a Antero José Narciso, autor do livro “O repensar do envelhecimento – Os aposentados da autoridade tributária”, trabalho orientado pelo Professor Doutor José Pereirinha Ramalho. No âmbito desta Cerimónia houve ainda oportunidade para atribuir uma Menção Honrosa, bem como um Diploma simbólico ao premiado e ao respetivo orientador.
José Pereirinha Ramalho, Professor do Instituto Politécnico de Beja e orientador da tese objeto deste prémio, no momento da apresentação do livro, realçou as qualidades do premiado e a relevância do tema estudado que apresenta a passagem à reforma como uma oportunidade. Como tal, considerou que a reforma tão desejada e simultaneamente tão temida, no sentido de que a mesma ainda continua muitas vezes a ser associada ao fim da vida ativa, tem de ser (re)pensada como mais um desafio, como uma oportunidade de os seres humanos envelhecerem de uma forma mais saudável.
No encerramento desta Sessão, D. João Marcos, Bispo da Diocese de Beja, felicitou todas as entidades envolvidas nesta “Aliança”. Além disso, aproveitou para recordar a vida e obra do patrono deste Prémio, enaltecendo o seu trabalho na reconstrução da diocese de Beja e as muitas obras de caráter social que criou, ressaltando: a criação do Bairro Social de Nossa Senhora da Conceição; a Sopa dos Pobres São Sizenando; o Jornal Notícias de Beja; a restauração da Sé Catedral; a Congregação das Oblatas do Divino Coração; entre outras. Por fim, salientou o interesse de trabalhos desta natureza, por estarem muito voltados para o terreno, com a abordagem de assuntos muito pertinentes, com que a Diocese, e a Cáritas Diocesana de Beja se deparam, e onde o Instituto Politécnico tem um papel fundamental.
Esta Sessão, que se traduziu na primeira edição do Prémio “D. José do Patrocínio Dias”, foi uma organização conjunta do Instituto Politécnico de Beja, através da Escola Superior de Educação de Beja, da Cáritas Diocesana de Beja e da Editorial Cáritas da Cáritas Portuguesa.