Acácio Catarino – um defensor dos direitos humanos
A Cáritas Portuguesa recebe com tristeza a notícia do falecimento do Dr. Acácio Catarino. Foi um dos grandes especialistas portugueses na área da política social e do voluntariado. Deixa um contributo para o pensamento social português, vincado nas diferentes responsabilidades que foi assumindo ao longo da sua vida.
Não poderíamos deixar de destacar a marca que deixa na história da Cáritas em Portugal, tendo sido presidente da Cáritas Portuguesa entre os anos de 1982 e 1999.
Desempenhou várias funções em diferentes quadrantes. Assumiu diferentes cargos políticos onde se destacaram o papel de consultor da Casa Civil do Presidente da República e presidente da Comissão Executiva do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Destaque ainda para o papel fundamental que desempenhou no Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
Para a Igreja Católica deixa também um testemunho de grande humanismo tendo sido uma voz de rigor e defesa determinada dos direitos humanos.
Por tudo isto, neste dia, que não deixa ser de pesar, não poderemos deixar de dar Graças por tudo o que a vida de Acácio Catarino representou para a sua família e amigos, mas também para todas as organizações a quem serviu e aqueles que delas beneficiaram.