Itinerário Quaresmal
A Cáritas Portuguesa oferece, pela primeira vez, um itinerário de vivência quaresmal. Um caminho estruturado em quatro pilares – orar, fazer, partilhar e conhecer – tem como objetivo proporcionar uma vivência quaresmal transversal que, no contexto de confinamento, promova a vivência da quaresma no contexto comunitário, mas também individual ou familiar.
O itinerário coloca desafios concretos para cada dia da quaresma, que vão da oração individual pelos doentes, pelos jovens, a iniciativas mais concretas de partilha quaresmal ou de gestos de solidariedade e amizade, como, por exemplo, um telefonema para uma pessoa amiga ou um familiar.
Esta iniciativa integra-se na Semana Nacional Cáritas que se assinalará entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março, este ano com o tema “Cáritas, o amor que transforma”. Durante esta semana as diferentes Cáritas diocesana que compõem a rede nacional Cáritas promoveram momento de envolvimento público e de animação local. A nível nacional o destaque é, naturalmente, para o peditório público, este ano a realizar em formato online. Este é um momento que a Cáritas privilegia não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas, que se destinam à ação local de todas as Cáritas diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto direto com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas e, também, em muitas situações, com aqueles que são beneficiários da ação da Cáritas em Portugal.
Um caminho de transformação interior, na relação com o mundo e com os outros. Tem também na sua realização um gesto de partilha. Todos os materiais estão disponíveis de forma gratuita – www.caritas.pt/calendario – sendo possível receber em casa uma versão impressa para aqueles que o desejarem – https://caritas.pt/calendario-digital/ (1€ com portes incluídos, quantidade mínima 10 unidades).
“O amor é possível e necessário para pensar a sociedade”
José Traquina, Bispo de Santarém, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, Semana Nacional Cáritas – 2020