Não desistir da Esperança
Assinalamos hoje o Dia Litúrgico de Óscar Romero. Uma figura inspiradora para os católicos em todo o mundo e particularmente para a Cáritas de quem é patrono. A sua ação foi fundamental na denuncia contra as violações dos direitos humanos em El Salvador. Não falou simplesmente sobre a importância de amar o próximo, mas nomeou corajosamente as injustiças que atormentavam o seu país em guerra civil. O arcebispo Romero foi assassinado a tiro em 24 de março de 1980, aos 62 anos, enquanto celebrava a missa.
Hoje assinalamos, também, um mês desde o início da invasão da Ucrânia.
Assinalamos estas duas datas, que na sua essência se tocam, partilhando o testemunho do Pe. Vyacheslav Grynevych, Diretor Executivo da Caritas-Spes Ukraine, que no meio de sons e imagens de guerra nos fala de esperança. Não desistir da esperança e do serviço aos outros é um testemunho que herdamos de Óscar Romero e através dele prestamos a nossa homenagem a todos os que sofrem e a todos os que servem sendo esperança e sinal de humanidade entre os homens..
“Um mês desde o início da guerra. Ouvimos à nossa volta muitos sons de guerra. Vemos muitos sinais de guerra. Temos acordado ao som das sirenes e vamos para a cama com os mesmos sons. Quando a guerra iniciou nós estávamos numa outra cidade. Tivemos de preparar o nosso trabalho para responder à situação de emergência. Falávamos muito sobre quais seriam os nossos próximos passos, como nos iríamos reorganizar, internamente e ao nível da nossa equipa, e sobre as nossas crianças e população. Recebemos também muitos telefonemas, muitas orações e estamos muito gratos pelo vosso apoio, pelas palavras que nos motivam para fazer mais e para continuar o nosso trabalho mesmo quando é tão difícil.
Estamos a trabalhar a partir de diferentes lugares. Desde a Polónia, desde Mukachevo, Ivano-Frankivsk… todos na nossa equipa fazem aquilo que é possível fazer. Estamos a apoiar as pessoas com ajuda humanitária, estamos a receber as pessoas nos nossos abrigos, distribuímos comida e estamos também a evacuar pessoas que estão em perigo. Apoiamos mais de 150 mil pessoas e estas são apenas as que nós conseguimos contabilizar… sabemos que ajudamos muitas mais ao nosso redor.
Hoje num centro onde prestamos apoio a pessoas deslocadas, um dos nossos abrigos, no meio da ajuda humanitária, eu encontrei este globo, que estava destruído e faltam peças. Mas depois encontrei as peças que poderíamos juntar para reconstruir o globo. Ao ver este globo a minha reflexão foi que nós, como Cáritas, a nossa vocação é fazer com que este globo se complete e obrigado por estarem a ajudar-nos a fazer isso mesmo.
O nome “Cáritas-Spes” tem em si uma palavra muito importante ligado à família Cáritas: “Spes” significa esperança. Quando falamos com as pessoas à nossa volta, elas estão cheias de esperança. A esperança de que a guerra termine. A esperança de que tudo correrá bem. Elas têm a esperança de que as crianças fiquem em segurança. Nós agradecemos o vosso apoio para que possamos manter essa esperança e nós sabemos que se nos mantivermos juntos, se este globo se mantiver ligado, tudo voltará a estar bem. Não apenas na Ucrânia, mas no mundo. Obrigado, queridos, amigos e queridos colegas!”
Pe. Vyacheslav Grynevych,
Diretor Executivo da Caritas-Spes Ukraine