Desenvolvimento Humano Integral
A Cáritas Portuguesa recebeu a visita do grupo de investigadores que participam na primeira edição do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral, da Universidade Católica.
Inspirados pelo desejo de mudar a forma como se olha para a a pobreza, a desigualdade e o desenvolvimento, o grupo tomou contacto com os principais projetos e programas de atuação da Cáritas Portuguesa.
Esta visita enquadrou-se na componente prática que este programa pretende implementar e que tem como principal objetivo trabalhar o conhecimento e as políticas destas problemáticas, medir evidências do seu impacto e implementar práticas inovadoras. Os projetos que compõem o primeiro grupo de bolseiros DHI incidem sobre as populações mais fragilizadas da sociedade portuguesa e, por isso, esta visita à Cáritas Portuguesa. As “Periferias da Humanidade”, tema da 1ª edição DHI, “não são periferias geográficas, estão mesmo no centro das cidades, invisíveis”, alerta Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa e membro do Fellowship Committee que acompanha o Programa. Durante a sessão de abertura, a experiência profissional de Rita Valadas veio trazer luz ao tema da invisibilidade das populações fragilizadas, e da importância da observação longitudinal das mesmas.
“Inspirado na Encíclica Laudato Si’, o programa tem como pilar a promoção de uma sociedade mais humana, onde desenvolvimento integral significa promover a pessoa, em toda a sua integralidade; significa promover o bem comum, em todas as dimensões individuais e comunitárias. O programa dará especial atenção às periferias da sociedade contemporânea Portuguesa.”