Embaixador da Áustria visita arquivo histórico da Cáritas
No passado dia 8 de fevereiro, estiveram de visita às instalações do Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa, o embaixador da Áustria, Christoph Meran e Waltraud Kispert, que foi uma das muitas crianças que no final da Segunda Guerra Mundial foi recebida em Portugal ao abrigo de um programa de acolhimento de crianças, promovido pela Cáritas.
A visita foi acompanhada pela Presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, pelo Secretário-geral, João Pereira e da equipa técnica do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica que está a coordenar o trabalho de recuperação e organização do arquivo.
O convite dirigido ao embaixador da Áustria, teve o intuito de dar a conhecer o trabalho da Cáritas Portuguesa e em especial o que está a ser feito para preservar a memória histórica de um período decisivo da vida da Cáritas Portuguesa e que até hoje deixa marcas em muitas famílias portuguesas e austríacas. Testemunho disso mesmo foi a presença de Waltraud Kispert, que veio para Portugal aos 5 anos de idade e que, apesar das lágrimas que se recorda ter chorado na viagem para Portugal, guarda com carinho o acolhimento que recebeu pela sua nova família. Waltraud Kispert teve a oportunidade de revisitar estes anos através da consulta do seu próprio processo.
No arquivo histórico da Cáritas Portuguesa existem registos que mais de 3000 crianças acolhidas neste contexto, uma grande percentagem de origem austríaca e, por isso, esta é uma relação afetiva que se tem mantido ao longo dos tempos e que a Cáritas e a Embaixada da Áustria procuram reforçar.