Fórum das Cáritas Lusófonas
O XIº Fórum Lusófono, com o lema “Juntos para o desenvolvimento humano integral”, está a contecer nestes dias em Luanda, Angola. Uma iniciativa das Cáritas Nacionais de todos os países de língua oficial portuguesa e promovida no âmbito das atividades da Caritas Internationalis. A sessão de abertura contou com a presença de Fátima Cabral, representante do Ministério da Ação Social de Angola e com uma participação online de Aloysios John, secretário geral da Caritas Internationalis.
A Cáritas Portuguesa, que apoia a Cáritas de Angola, no secretariado desta inicitiativa acompanha os trabalhos em Luanda com a presença de Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, Luisa Desmet, membro da direção da Cáritas Portuguesa e o secretário-gerla, João Pereira.
A programação do Fórum Lusófono para 2022, considera a necessidade de organizar melhor a solidariedade e a cooperação fraterna entre os países da lusofonia. Como Cáritas queremos também reinventar as soluções, refletindo sobre os temas que mais impactos têm na vida das populações dos nossos territórios (a nível da saúde, da segurança alimentar, das mudanças climáticas, dos governos e democracia, entre outros), respondendo aos desafios, oferecendo integração e estando em contacto com as populações e realidades que os diferentes países enfrentam.
Recorde-se que o Fórum das Cáritas Lusófonas surgiu no ano 2000, também como inspiração de concretizar a dimensão de parceria fomentada pelos objetivos do Milénio e posteriores enquadramentos das Nações Unidas, da Igreja e da rede Cáritas no mundo. Com a constituição deste Fórum, pretende-se unir esforços no sentido de contribuir para o desenvolvimento humano, pastoral e cultural dos países membros, potenciando os recursos com vista à valorização da pessoa e das suas condições de vida, denunciando as injustiças e apontando caminhos.
Este Fórum será constituído pelas Cáritas de Angola, do Brasil, de Cabo-Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique, de Portugal e de São-Tomé, porém, tem tido a presença de várias Cáritas parceiras e de outras organizações eclesiais e da sociedade civil, sendo um local de intercâmbio de ideias e experiências, que enriqueçam o conhecimento de cada Cáritas Lusófona. Havendo uma rotatividade nos mandatos, neste momento, mantêm-se na presidência, a Cáritas de Angola, e no secretariado, a Cáritas Portuguesa.
Os encontros presenciais são promovidos de 2 em 2 anos. O último fórum presencial realizou-se em dezembro de 2017, em Cabo Verde, rumo a uma estratégia da região lusófona. Não tendo sido possível realizar-se um novo encontro presencial até ao momento devido à pandemia COVID-19, existe, no entanto, uma proximidade online entre as diferentes delegações que esperam com alegria a concretização deste evento em 2022.