Lusofonia: Cáritas de São Tomé e Príncipe
Recebemos, este mês, com grande alegria, a secretária-geral Maria de Cristo, em representação da Cáritas nacional de São Tomé e Príncipe, na Cáritas Portuguesa. Neste encontro estiveram presentes a presidente Rita Valadas, o secretário-geral, João Pereira, e a Sofia Esteves, da área internacional da Cáritas Portuguesa. Visitaram-se as instalações assim como as diferentes áreas de trabalho e realizou-se uma reunião de ponto de situação e troca de experiências.
A relação entre as duas Cáritas Lusófonas tem sido próxima sendo que esta não é a primeira vez na nossa sede.
Desde 2000, ambas fazem parte do Fórum Lusófono das Cáritas nacionais de países de expressão e língua portuguesa, cuja 11º edição realizar-se-á em setembro deste ano em Luanda, Angola, com o objetivo de continuar a ampliar a incidência da consolidação de participação na sociedade civil sendo este um espaço de intercâmbio de ideias e experiências que têm enriquecido o conhecimento de cada Cáritas Lusófona.
Ao longo dos anos foram realizadas ações, nomeadamente, em 2019, quando a Cáritas Portuguesa, em parceria com a Força Aérea, conseguiu angariar, no total, 2.995kg de material escolar, roupa e brinquedos, que chegaram a São Tomé e Príncipe no dia 11 de março. Participaram nesta iniciativa as seguintes Cáritas Diocesanas: Algarve, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e a Terceira. Também a Editorial Caritas, aproveitando este transporte, enviou 4 caixas com livros especificamente para: Cáritas de São Tomé e Príncipe, Paróquia de Santana, Seminário e Universidade.
Em 2022, a Cáritas Portuguesa espera intervir, também, na área da capacitação institucional, ao participar no processo de implementação dos Standards de Gestão junto da Cáritas nacional deste país, com o apoio da Caritas Internationalis.