O Meu Gesto pelo Nosso Portugal
Quase um ano desde o inicio da mobilização de esforços do setor cooperativo português através da iniciativa solidária “O Meu Gesto, Pelo Nosso Portugal”, uma iniciativa da FENACAM/Crédito Agrícola, em conjunto com a CONFAGRI/Cooperativas Agrícolas e a Cáritas Portuguesa, que apresenta um balanço positivo.
Com o alto patrocínio do Presidente da República, as Cooperativas nacionais uniram-se para ajudar a mitigar os efeitos económicos e sociais causados pela pandemia em Portugal e conseguiram assegurar mais de 18 toneladas de bens alimentares, como leite, azeite, carne bovina/suína, fruta, hortaliças, mel, ovos e muitos outros produtos essenciais às famílias, cerca de 35 mil euros em donativos monetários e mais de 61 mil produtos referentes à proteção individual em saúde, como máscaras, gel hidroalcoólico e toalhetes desinfetantes, que representam uma importância de aproximadamente 32 mil euros.
Este projeto nasceu com o propósito de suprir as carências e as dificuldades das famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e económica, sublinhando o papel do cooperativismo em Portugal a nível da responsabilidade social praticada junto das comunidades onde se inserem. O setor cooperativo, contabilizando apenas as cooperativas de produção agrícola, representa 250 mil cooperantes, demonstrando assim a sua expressão nacional e forte ligação às comunidades locais, que longe dos grandes centros urbanos, apresentam as mais diversas necessidades a nível de apoio social e económico, como por exemplo no que diz respeito à promoção dos produtos regionais.
Na sessão de encerramento que contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho, foram ainda entregues à rede nacional Cáritas um conjunto de produtos, num gesto simbólico, em nome de todas as cooperativas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de vídeo onde sublinhando o empenho de todos os envolvidos nesta iniciativa e a capacidade de mobilização entre todos que permitiu apoiar mais de 8 mil pessoas.
A corrente solidária “O Meu Gesto, Pelo Nosso Portugal” contou também com a participação da Caixa Agrícola para a recolha dos donativos monetários, através do programa “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.