“Motivações para o Voluntariado”
O Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, em Braga, recebeu no dia 6 de janeiro, a cerimónia de entrega do prémio S. Martinho de Dume. Esta foi a 2ª edição deste prémio que distinguiu Teresa Rita Cardoso Costa, aluna do Mestrado em Economia Social da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, pela sua dissertação de mestrado Motivações para a Prática de Voluntariado: Caso dos Estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Este trabalho foi agora apreentado em livro numa edição da Editorial Cáritas. A criação deste prémio resulta de um protocolo assinado entre a Universidade do Minho, o Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária e a Cáritas Portuguesa, com o objetivo de premiar a melhor tese de mestrado relacionada com as áreas de intervenção da Rede Cáritas.
O voluntariado é uma atividade de especial relevância, na qual o indivíduo doa o seu tempo em prol do benefício da comunidade, sem receber qualquer tipo de compensação monetária. No caso de Portugal, este é um dos países da União Europeia com menos voluntários, estando a taxa de voluntariado jovem bastante aquém do que seria desejado. Deste modo, importa conhecer as motivações dos estudantes para o trabalho voluntário, a fim de, melhorar as estratégias de captação e retenção dos jovens estudantes nas organizações promotoras do voluntariado. Por outro lado, na eventualidade de as motivações dos estudantes do Ensino Secundário serem diferentes das do Ensino Superior, o tipo de estratégia a adotar para consciencializar e motivar os alunos para o voluntariado, poderá diferir consoante o grau de ensino.
Esta cerimónia contou com a presença de João Nogueira, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, Cónego Eduardo Duque, responsável do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária, Cláudia Simões, Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, de Sílvia Sousa, Diretora do Mestrado em Economia Social da EEG, Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, Romeu Fernandes, em representação da União de Freguesias Real, Dume e Semelhe. O encerramento da sessão contou com a intervenção do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.
Esta obra está disponível para compra nas plataformas online da WOOK: https://www.wook.pt/ e Paulus Editora: https://www.paulus.pt/