Prison Justice: Comunidade de Prática da Cáritas Europa
A Cáritas Portuguesa participa, desde 2022, na Comunidade de Prática (CdP) Prison Justice da Cáritas Europa (CE). Um espaço que fomenta a consciência e o conhecimento sobre os direitos e as condições de vida das pessoas detidas.
Esta CdP está em reunião, em Augsburg, na Alemanha, para promover o intercâmbio, aprendizagem e um maior apoio entre pares.
A Cáritas Portuguesa participa em conjunto com a Cáritas Diocesana de Vila Real, que teve oportunidade de apresentar o projeto “Espaço Humanos” que realizam com os reclusos no EP de Vila Real.
Fazem parte desta CdP a Secour Catholique (CáritasFrança), Cáritas Espanhola, Cáritas Albânia, Cáritas Moldávia, Cáritas Diocesana de Vilnius (Lituânia), Cáritas Kosovo, Cáritas Moldávia, Cáritas Diocesana Augsburg e Pastoral Penitenciária Escócia.
Este encontro está a ser acompanhado pela coordenadora de Intervenção Social da Cáritas Portuguesa, Isabel Quintão, que deixa o seu testemunho:
“Durante a CoP tivemos oportunidade de visitar a prisão JVA Augsburg-Gablingen, construída em 2016 que fica a cerca de 30km da cidade de Augsburg. Trata-se de uma prisão que foi apresentada ao grupo como tendo elevados standards de segurança, mas também excelentes condições para os reclusos, se a afirmação pode ser colocada nesta base. O sentimento que fica depois de 3h de visita, acompanhados pela sub-diretora do estabelecimento prisional, é o de uma desumanização absoluta. Não obstante os corredores limpos, coloridos e espaçosos, celas individuais, espaço de ginásio generosamente equipado, não existe qualquer relação interpessoal entre os reclusos, quem faz ação social no estabelecimento só pode atuar quando o recluso o solicita por escrito (muitos são migrantes que desconhecem a língua!)… portanto sim, resumindo… que ninguém queira nunca ver-se privado da sua liberdade, pois isso pode ser o caminho não só da exclusão mas também da desumanização.”