Recomeçar na Inclusão
No passado dia 23 de maio, o Projeto Recomeçar na Inclusão, da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, lançou o livro “Recomeçar na Inclusão – em Rede” da autora Maria Roque e imagens do fotografo João Farias. Publicado pela Editorial Cáritas, este livro resulta dos esforços em bem receber, acolher, integrar e acompanhar Nacionais de Países Terceiros e Refugiados em Castelo Branco, através deste projeto, financiado pelo FAMI.
A sessão de apresentação foi presidida pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias, de muitos dos estimados parceiros e daqueles que são a razão do que fazemos, os nossos beneficiários, aos quais estamos profundamente gratos por nos completarem no cumprir da nossa missão.
A cerimónia decorreu na Sacristia Grande da Igreja Concatedral de Castelo Branco e foi enriquecida culturalmente, através de um lanche multicultural, preparado pela Luciana Lopes, com comida tradicional guineense, Nágela Gaspar, com comida tradicional brasileira, Rasha Ibadi, com comida tradicional iraquiana e Rosa Síria, com comida tradicional síria. Além do lanche, decorreram 4 concertos, dos músicos Odair Mendes e prof. Gabriel Silva, com eufónio, da escola profissional do Conservatório de Castelo Branco e 3 estudantes internacionais, Polldo, Masta Drupé e Herineu Precindo.
Esta obra contém retratos, testemunhos e histórias de vida, em português com a respetiva tradução em inglês, e procura celebrar a diversidade cultural da cidade, bem como a diversidade nas respostas para o acolhimento das diversas entidades do município – um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em rede, em prol de uma comunidade mais coesa na sua diversidade, mais tolerante nas suas divergências, e mais unida nas suas causas.
Na Cáritas valorizamos o trabalho em equipa, promotor da dignidade humana e coesão das comunidades, através da afirmação da diversidade.