Assembleia Geral Caritas Internationalis
Em Roma, começa amanhã a Assembleia Geral da Caritas Internationalis com o tema “Construir novos caminhos de freternidade”, inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti.
Para a Confederação Cáritas este é um momento para celebrar quem somos, como o braço amoroso da Igreja e renovar e aprofundar, juntos, a esperança que motiva todas as nossas atividades. A eleição da nova direção e a apresentação do Plano Estratégico para os anos 2024-2030, são dois momentos importantes desta Assembleia que está a ser acompanhada pela Cáritas Portuguesa, pela presidente, Rita Valadas e o secretário-geral, João Pereira. No conjunto estarão presentes cerca de 400 delegados, das 162 organizações Cáritas.
Num mundo afetado por múltiplas crises, a Cáritas está presente como o Bom Samaritano, para servir, acompanhar e defender os mais vulneráveis. Neste contexto, haverá uma reflexão sobre como podemos trabalhar melhor juntos e sobre o tipo de Confederação o que queremos para o futuro. A Assembleia abrirá com uma audiência privada com o Papa Francisco, no dia 11 de maio. Será uma oportunidade de refletir sobre a situação mundial e o papel da Cáritas.
As sessões temáticas vão concentrar-se em três questões-chave: sinodalidade, regionalização e cooperação fraterna. O objetivo é que estas sessões sejam o o mais dinâmicas e participativas possível, a fim de promover diferentes contribuições e recomendações para os próximos anos de trabalho.